segunda-feira, 3 de outubro de 2016

10.05.1962 ─ 24 MORTOS NO DESASTRE AVIATORIO QUE ONTEM ENLUTOU TODO O ESTADO



24 MORTOS NO DESASTRE AVIATORIO
QUE ONTEM ENLUTOU TODO O ESTADO

Nada menos de 24 pessoas, entre passageiros e tripulantes, pereceram carbonizados no pavoroso desastre que ontem (precisamente às 19h35m) enlutou todo o Estado do Espírito Santo, como o mais grave já ocorrido em nosso território.

Depois de fornecer tôdas as coordenadas da aterrissagem e de receber ordem de descer na pista do aeroporto Salgado Filho, a tripulação do "Convair" ─ 240 (PP-CEZ) da Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, que pernoitara nesta Capital, a tripulação da aeronave encerrou seus contatos com a tôrre de contrôle do aeroporto.

ESTRONDO

Alguns instantes depois, um forte estrondo foi ouvido pelas imediações. Um militar da DAC, que se encontrava na pista para receber a aeronave, viu perfeitamente quando esta aterrou precipitadamente a cêrca de 1.500 metros, incendiando-se parcialmente.

Imediatamente acorreram ao local as autoridades responsáveis pela base aérea. Pedidos de socorro foram imediatamente endereçados à Polícia, ao Corpo de Bombeiros, ao HPS e ao SAMDU.

OS MORTOS

Entre os mortos figuravam pessoas de real destaque na vida espírito-santense. Os serviços de salvamento quase que foram totalmente inúteis, ante a precipitação dos acontecimentos.

Dois passageiros deixaram, providencialmente de viajar no PP-CEZ, à última hora, resolvendo permanecer no Estado da Guanabara. Inúmeras observações foram feitas pela reportagem de A GAZETA e vão contadas, minuciosamente, na quinta página da presente edição.


Precisamente às 19h35m de ontem, depois de ter seu comando dado tôdas as coordenadas de aterrissagem para
...
vários daquela repartição chegavam ao local do desastre. Suas informações à reportagem deixam claro da
...
depois violentas labaredas elevam-se para o céu.

Já o passageiro Francisco Lopes Filho, que milagrosa-
...

INCRÍVEL

Num raio de mais de 500 metros foram recolhidos pelas autoridades policiais pedaços do avião, jogados àquela incrível distância pela violência da explosão.

Um dos motores, alada fumegante, foi encontrado completamente divorciado dos outros destroços, a distância considerável, enquanto um pedaço da asa direita à qual pertencia o motor estava a mais de cem metros.

ESPETÁCULO DOLOROSO

Centenas de pessoas, tão logo tomaram conhecimento do desastre, acorreram ao local, sendo testemunhas mudas de um dos mais dolorosos, senão o mais doloroso, de Vitória. Corpos e mais corpos, irreconhecíveis e incompletos, eram enfileirados na rasa vegetação, também chamuscada.

Bombeiros e policiais ajudados por alguns funcionários do Aeroporto de Goiabeiras e empregados da Cruzeiro do Sul, conseguiram retirar pedaços de corpos e corpos inteiros, uns com as feições completamente deformadas.

IMPOSSÍVEL RECONHECER

Muitas pessoas, em intensa expectativa, aguardavam a chegada dos corpos tentando identificar um amigo ou um parente, mas a identificação era realmente impossível, tal o estado em que se achavam os corpos inicialmente encontrado à beira dos escombros.

...

to, pôde se inteirar de que, enquanto os bombeiros tentavam apagar as chamas, diversas pessoas desceram a pequena elevação, saqueando o que restava do aparêlho, com pedaços espalhados em grande área de terreno.

Só mais tarde, com a chegada das guarnições da R(...) se conseguiu evitar que os próprios mortos fôssem também saqueados pelos que acorreram ao local, poucos momentos depois que o fogo diminuíra de intensidade.

OS MORTOS

A Cruzeiro do Sul forneceu à imprensa a seguinte lista de passageiros que deixou o Rio de Janeiro no vôo 102 e que faleceram no terrível desastre:

Gujnther Zennig; Jacy Castelo Leite; Tyrocinsky (procedente de São Paulo); Fábio Ruschí; Ari Moura; Luiz Gusman; Agliberto Moreira Sales; Gusmo Ricci; José Rebouças Filho; Ariosto dos Santos; Maria José Fundão; José Borrego; Gerardi Buss; Guilhermino Marangoni; Aldemar Lopes; Maria L Garcia; Artur Fonseca; Alcides Gerard e João Souza Maia e a tripulação constituída do Comandante Ciro França, piloto Continentino, rádio-telegrafista François e comissárias Vieira e Vânia.

...

ga aeronaves da "ITAU").

Estiveram no local, imediatamente após os pedidos de socorro, guarnições do Corpo de Bombeiros que permaneceram junto aos escombros na tarefa de reconhecimento dos corpos do Hospital do Pronto Socorro, da Polícia e do SAMDU, prestando todos os serviços que se fizeram necessários e que foram possíveis.

ESCAPARAM

Os Srs. Edgard Rocha e Olívar Rangel Barata escaparam milagrosamente do desastre, pois, encontrando-se no Rio de Janeiro ─ já no aeroporto Santos Dumont ─ desistiram de voar no PP-CEZ.

O primeiro (proprietário de cinemas nesta Capital), segundo fomos informados, transferiu sua viagem de regresso para que pudesse assistir, no Estádio Maracanã, à peleja realizada ontem à noite entre as seleções de futebol do Brasil e de Portugal, enquanto o segundo (Administrados da DAC em Vitória) deixou de voar, para regressar amanhã, no primeiro vôo do Lóide Aéreo.

COOPERARAM COM O JORNAL

Não será por demais endereçarmos, ao final desta reportagem, os agradecimentos de A GAZETA ao pessoal da DAC, da Serviços Aéreos Cruzeiro do(...)

A Gazeta, Vitória, quinta, feira, 10 de maio de 1962

Nenhum comentário:

Postar um comentário