domingo, 3 de julho de 2016

03.02.1983 ─ Manaus experimenta telefonia móvel

Com o Simplifone muitos problemas poderão ser resolvidos


Manaus experimenta telefonia móvel


Numa experiência pioneira está sendo lançado em Manaus o sistema de telefonia móvel ─ o simplifone que propiciará cobertura a todos os arredores de Manaus, com uma das bases na fazenda Monterosa, no km 78 e uma outra base localizada num raio de 70 km ao redor de Manaus.

O simplifone surge como uma alternativa ao sistema de telefonia móvel e rural de baixo custo e a idealização do sistema é do Engenheiro Benvindo Tavares, com tecnologia desenvolvida pela Telepete, que funcionará em Manaus sob a interveniência da Telamazon. "A experiência atinge Manaus e se der certo, será lançada a nível nacional ─ diz o engenheiro, situando o simplifone como um sistema móvel de telefonia de baixo custo, com acesso a Rede Nacional de Telecomunicações, automático, de fácil aquisição e instalação e de uso universal".

Revelando que o sistema de comunicação brasileiro ainda é deficiente, no setor de telefonia móvel, o engenheiro garante que além de ser praticamente impossível a aquisição de um telefone móvel, por não existir no país e, ainda por se tratar de um sistema caríssimo, um telefone rural ou móvel estaria hoje custando uma faixa de 35 milhões de cruzeiros, o que limita a demanda.

O simplifone, segundo ele, tem um custo barato e pode ser utilizado pelos profissionais liberais, no seu carro; pelos proprietários rurais; pelas empresas de transporte e por uma série de usuários. Ele revelou também que foram gastos dois anos na especificação do sistema que permite ligações telefônicas automáticas via rádio, só permite originar chamadas; não exige identificação do usuário chamador; não exige controle da comercialização dos equipamentos dos usuários; permite o uso do equipamento do usuário em qualquer área onde esteja implantado o sistema de uso móvel; portátil ou fixo; compartilha o máximo o espectro de frequências e prevê canal de escuta para integração com outros sistemas (Bip, rádio táxi, etc).

Mesmo em fase de implantação o sistema já está funcionando em bases experimentais, em pequeno número de usuários como a diretoria da Telamazon e autoridades locais. O sistema, aprovado pela Telebrás, foi levado a frente pela Telepete e hoje segundo Benvindo Tavares, a Telamazon atua como interveniente na venda do equipamento. "Os 70 usuários iniciais do sistema fornecerão todas as informações básicas para o aprimoramento do sistema, cuja vantagem com relação ao sistema de telefone rural, é ser móvel, podendo se deslocar para vários locais, sem qualquer dificuldade ou perda de transmissão.

A Notícia, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário