terça-feira, 12 de julho de 2016

23.07.1958 ─ DEMITIU-SE O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PAULISTA





DEMITIU-SE O SECRETÁRIO
DE SEGURANÇA PAULISTA

S. PAULO, 22 (Sucursal) ─ O sr. José Ataliba Leonel demitiu-se hoje do cargo de secretário da Segurança Pública. Para substituí-lo o governador Jânio Quadros nomeou o delegado Benedito Carvalho Vera, que vinha exercendo as funções de diretor do Departamento de Investigações. A posse do novo titular está marcada para as 17 horas de amanhã.

A atuação do sr. José Ataliba Leonel à frente da Secretaria de Segurança Pública para onde fôra indicado pelo PTN vinha sendo objeto de severas críticas, face a crescente onde de criminalidade que se registra nesta Capital e que culminou com a prisão, seguida de fuga espetacular, do assaltante Antônio Rossini, vulgo "Promessinha" do interior de um xadrez do Departamento de Investigações.

BUSCAS
─ A ação da polícia, para a recaptura de "Promessinha", vem se efetuando de maneira ostensiva, com grande aparato bélico. Todos os pontos de entrada e saída da cidade estão rigorosamente vigiados, com policiais portando metralhdoras leves, com ordens para recaptura o jovem deliqüente "vivo ou morto". Nas estações ferroviárias, rodoviárias e no aeroporto de Congonhas a vigilância é mantida ininterruptamente, com o objetivo de impedir, por tôdas as formas, a saída do meliante da cidade. Grupos de policiais bem armados batem todos os recantos suspeitos da cidade, noite dia, seguindo pistas ou procurando testar informações e denúncias que chegam ao seu conhecimento. O trabalho policial, aliás, vem sendo, em parte, prejudicado pela curiosidade popular, uma vez que, onde quer que apareçam, de sirenas abertas, viaturas policiais, para uma batida o número de pessoas que acorre ao local atinge, por vêzes, a centenas, dificultando o bom andamento das diligências, dado o cuidado que passa a ser exigido pelos policiais, para evitar, no caso de um encontro com o delinqüente fugitivo, que os populares seja matingidos numa eventual troca de tiros.

CONTINUA FORAGIDO
SÃO PAULO, 22. Dos prêsos que fugiram anteontem à noite do Departamento de Investigações, após uma rebelião cujo início está sendo investigado através de inquérito em que estão envolvidos dois carcereiros, apenas Antonio Rossini, o famigerado "Promessinha", continua em liberdade tendo sido recapturados todos os demais. Aliás, os fugitivos não conseguiram sequer abandonar o prédio do "Palácio da Polícia", sendo caçados em suas diferentes dependências. "Promessinha" desceu alguns pavimentos, atirando-se sôbre um prédio vizinho de onde conseguiu escapar. Durante todo o dia de ontem patrulhas militares percorreram a cidade à procura do bandido que havia sido prêso dias antes sob a acusação de uma série de roubos inclusive latrocínios.

Em alguns círculos locais informa-se que a referida fuga de prêsos provocou uma verdadeira crise nos quadros administrativos da Secretaria de Segurança Pública. Ainda ontem à noite, por determinação do governador Jânio Quadros, o sr. Gilberto de Andrade foi substituído no cargo de delegado geral da secretaria de Segurança Pública pelo delegado Nicolau Mário Centola que vinha exercendo as funções de diretor do Departamento de policiamento desta Capital. (Asp.)

Correio da Manhã, quarta-feira, 23 de julho de 1958

Um comentário: