quinta-feira, 22 de setembro de 2016

07.10.1972 ─ Nirenberg ganha bolsa após tocar em orquestra nos EUA

Nélson Nirenberg pretende organizar um programa musical no Brasil


Nirenberg ganha bolsa após
tocar em orquestra nos EUA

Pela primeira vez em 46 anos um brasileiro participou da Orquestra Sinfônica Mundial da Juventude, nos Estados Unidos. Nélson Nirenberg, violinista, de 18 anos, formou ainda um conjunto de camara com colegas de várias nacionalidades, conduziu-os em concertos, teve atuação considerada extraordinária e ganhou uma bolsa-de-estudo.

─ Poderia ter ficado para gozar os quatro anos de estudo na Universidade de Michigan. Mas preferi adiar porque pretendo desenvolver um programa com a nossa juventude musical, e além disso transmitir tudo o que fiz para o nosso público ─ afirmava ontem, horas após o desembarque, em sua casa, cheia de parentes, muitos deles músicos.

O VIOLINISTA

Nélson Márcio Nirenberg não sabe ao certo quando começou a se interessar pela música. Contam-lhe que aos três anos já se aproximava dos violinos de seu pai e de seu tio, Jacques e Henrique Nirenberg, integrantes do Quarteto de Cordas da UFRJ. Sobinho do maestro Henrique Morelenbaum, desde os 10 anos se apresenta para o público e já esteve na Argentina em 1969 e foi convidado a voltar.

O convite para participa da Orquestra Sinfônica Mundial da Juventude ─ que se forma anualmente em setembro na pequena cidade de Interloch, no Michigan ─ veio através do Ministério das Relações Exteriores. Após um teste de seleção, com centenas de participantes, veio a confirmação de que integraria a orquestra nas apresentações do festival. Formou um conjunto de camara com seus companheiros da Suécia, Alemanha, Luxemburgo, República Dominicana, México e Estados Unidos, regeu e solou em várias apresentações, obrendo o maior sucesso entre os regentes que participavam do festival.

O SUCESSO

─ A idéia que tive de formar a orquestra de camara tomou a muitos de surpresa, mas eles ficaram mais surpreendidos com os resultados excelentes a que chegamos. O festival mandou uma carta com os maiores elogios ao nosso Ministério, mas o melhor foi a bolsa-de-estudos que me ofereceram, de quatro anos na Universidade de Michigan, das mais completas dos Estados Unidos e com um excelente Departamento de Música. Isso é que eu considero verdadeiramente sensacional ─ conta Nélson Nirenberg.

Este não é o primeiro convite que fazem ao jovem violinista carioca, que já recebeu alguns da Argentina, da Europa e de Illinois, nos Estados Unidos. Em Michigan, ele já foi aceito sem terminar seus estudos de segundo grau ─ atualmente cursa o terceiro ano clássico ─ e deverá começar seus estudos em julho de 1973. Antes disso, no Rio, ele tem planos para o aproveitamento dos jovens músicos brasileiros.

─ Na verdade, tenho grandes esperanças de que possa realizar alguma coisa com a nossa juventude musical. Eu já coordenei ano passado o Festival de Verão de Teresópolis, mas ainda não sei bem o que será. É que me sinto fazendo parte de uma cadeia muito grande aqui no Brasil, e conto com o apoio do Ministério da Educação e ainda do Governo do Estado para isso ─ explicou.

Para Nélson, bastante conhecido pelos concertos que tem realizado como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, o tempo "do estudante de violino visto como aquela figura magra e de gravatinha borboleta já passou, e atesto dia a dia um crescente interesse dos jovens pela nossa música."

Fazenda em Itabira onde
Drummond passou parta da
infância será soterrada

Belo Horizonte (Sucursal) ─ A Fazenda do Pontal, no Município de Itabida, onde o poeta Carlos Drummond de Andrade viveu fases de sua infância, será soterrada por uma camada de lama e servirá de depósito de todo o rejeito dos laminados finos da Cia. Vale do Rio Doce, hoje sua proprietária, segundo informou ontem a empresa.

Em estilo senhorial, com mais de 20 cômodos espaçosos, a casa da fazenda, porém, deverá ser preservada caso a companhia consiga sua remoção para um lugar próximo, livre da inundação programada, como homenagem ao poeta.

"FAZENDEIRO DO AR"

A Fazenda do Pontal, a 15 quilômetros de Itabira, era uma das propriedades rurais que o Sr. Carlos de Paulo Andrade tinha no município. Ele doou-a ao filho Carlos como adiantamento de legítima herança. Preferindo ser apenas um "fazendeiro do ar", o poeta, já casado, resolveu vende-la e mudar-se de Itabira, vindo para esta capital.

Nascido no dia 31 de outubro de 1902, numa casa da Rua dos Padres, em Itabira, era levado frequentemente pelos pais à fazenda, onde morou dos três aos cinco anos e passou férias ao estudar no grupo escolar da cidade, no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, no Colégio de Friburgo, no Estado do Rio, e na Escola de Farmácia de Ouro Preto, onde formou-se ainda muito jovem farmacêutico.

Casado também jovem, Drummond passou com a esposa uma temporada no Pontal, e depois vendeu-a à Belgo-Mineira. Hoje de propriedade da Cia. Vale do Rio Doce, a casa é a mesma de sempre ─ e por isso a empresa está disposta a conservá-la, porém noutro lugar.

Telefone para 222-2316 e faça a sua assinatura do JORNAL DO BRASIL

andar exclusivo na Vieira Souto com 20 metros de frente para o mar...

Um privilégio muito pessoal, que você vai estender, com orgulho, a seus amigos... porque dá gosto receber num apartamento exclusivo (um por andar) com 20 metros de frente...

Edifício: Andréa del Sarto. Jardim tropical. Fachada em mármore. Ar condicionado central. Nos menores detalhes o maior requinte. No muito espaço, o melhor aproveitamento. Parte social: living, sala de jantar, biblioteca (ou um 5.º quarto), varandão, aquele alcance dos olhos... 4 quartos (claro que uma suite). Três vagas de garagem. O melhor é lembrar que são apenas 13 apartamentos (13 andares) e 6 já têm dono. Agora só há chance para a sua e mais 6 famílias. E este privilégio de morar num Gomes de Almeida Fernandes, na Vieira Souto, em andar exclusivo, tem que ser defendido...

Lançamento: domingo que vem
Decisão: hoje. Reservas com Sergio Dourado.

edifício
ANDREA DEL SARTO
Av. Vieira Souto, 438

Incorporação, construção e acabamento
GOMES de ALMEIDA FERNANDES
melhor qualidade + maior segurança + assistência total

Planejamento de Vendas
SÉRGIO DOURADO
Empreendimentos imobiliários

Rua Prudente de Morais, 1008 ─ Tel.: 227-0030

Jornal do Brasil, sábado, 7 de outubro de 1972


Nenhum comentário:

Postar um comentário