sábado, 7 de maio de 2016

06.12.1970 - Quem vencerá a Copa Brasil de Automobilismo?

50 ─ 4º caderno          FOLHA DE S. PAULO          Domingo, 6 de dezembro de 1970

Quem vencerá a Copa Brasil de Automobilismo?

Quem vencerá a primeira disputa da Copa Brasil de Automobilismo, que começa hoje às 16h30 no Autodromo de Interlagos? O Porsche 908 e 907 (revivendo a disputa entre as duas marcas nos ultimos campeonatos mundiais), a Lotus-47, o Prototipo Tornado, ou a Lola T-210 de Emerson Fittipaldi; a Lola T-70 de Wilson Fittipaldi, a Alfa Romeo P/33 de Antonio da Matta, ou a Ferrari 512-B, se esta correr?

Essa é uma pergunta feita com insistencia, mas que até os entendidos do automobilismo brasileiro acham dificuldades em responder. Eles apontam apenas os favoritos: oito carros estrangeiros, três dirigidos por pilotos brasileiros, e que pelas suas potencias deverão manter grande vantagem sobre os demais, desde as primeiras voltas.

A Ferrari 512-S, do italiano Gian Piero Moretti, que já disputou as Mil Milhas no ultimo domingo (quebrou quando estava na frente) era o carro que mais impressionava. Mas quebrou de novo ontem e talvez não corra hoje. Suas caracteristicas: motor Ferrari, italiano, de 12 cilindros, 4.993 cm3, 550 HP e velocidade maxima de 551 quilometros horarios.

Gian Piero, que é piloto da Ferrari considerava-se o favorito, justificando que poderia tirar grande vantagem sobre os demais, principalmente nas retas. Dizia que Emerson é um bom piloto, mas que seu carro é inferior à Ferrari, que tem o recorde da pista, com 2 minutos, 55 segundos e 8/10.

Como sua equipe trouxe muitas peças da Italia, talvez a Ferrari 512-S ainda corra hoje, pilotada por Gian Piero. Mas se não puder aparecer já, é quase certo que entre na segunda etapa do certame, domingo proximo.

O Porsche 908, do principe espanhol Jorge de Bagration, era apontado pelo proprio Gian Piero como maior adversario para a Ferrari 512-S. A explicação: é um carro que se adapta perfeitamente ao circuito de Interlagos. Tem um motor Porsche longitudinal ao centro, oito cilindros, 2.997 cm3, 350 HP, velocidade maxima de 280 quilometros horarios.

Nos treinos de reconhecimento que o principe Jorge de Bagration fez em Interlagos, o Porsche 908 impressionou bastante: alcançou boas velocidades nas retas e fez as curvas com facilidade. O principe, considerado um excelente piloto, afirmou, entretanto, que está encontrando dificuldades para se adaptar à pista, cujas curvas acha muito perigosas.

O Porsche 907 do espanhol Alex Soler Roig não participou dos treinos e seu desempenho em Interlagos não pôde ser analisado até agora. Tem um motor Porsche longitudinal ao centro, oito cilindros, 2.195 cm3, 270HP, velocidade maxima de 285 quilometros horarios. Alex é campeão espanhol da ultima temporada e pelas suas declarações parece acreditar mais na Porsche 908 do seu companheiro Jorge de Bagration:

"Quando vi pela primeira vez o circuito de Interlagos, fiquei espantado. Parece que ele foi feito sob medida para a Porsche 908. Particularmente não acredito que a Ferrari consiga sobrepujar esse carro."

O Lotus-47, do português Ernesto Neves, treinou apenas uma vez em Interlagos, e impressionou bastante, com seu motor da Formula 2, leve e aerodinamico. O motor é Ford Lotus, 4 cilindros em linha, 1.594 cm3, 172 HP, velocidade maxima de 270 quilometros horarios. Ernesto Neves é campeão português de Turismo Grupo 2, Formula-Ford e Formula-V.

No treino que realizou sexta-feira, apenas para conhecer a pista, Ernesto forçou mais o carro na terceira volta e deu um rodopio na Curva da Ferradura. Isso não o preocupou; fez um bom tempo em 3m e 31s e achou o circuito de Interlagos "muito bom, mas ao mesmo tempo dificil".

O prototipo Tornado será dirigido pelos argentinos Jorge Del Rio e Jorge Ternengo na Copa Brasil. Eles não decidiram quem pilotará o carro na prova de hoje e também não participaram dos treinos oficiais. O prototipo tem motor Torino, argentino, de 6 cilindros em linha, 340 HP, 4.000 cm3, velocidade maxima de 270 quilometros horarios.

Os argentinos querem mostrar o progresso na produção de melhores carros de corrida no seu país. O prototipo é o um carro spyder (sem capota), carroceria de fibra de vidro e seu chassi, de aluminio, pesa apenas 56 quilos. Seu motor entre eixos pesa 820 quilos. Um carro preparado com todo cuidado para fazer sucesso.

A luta de três brasileiros

Dos oito carros que vieram do exterior especialmente para disputar a Copa Brasil, e que se colocam entre os prototipos mais velozes do mundo, três serão pilotados por brasileiros, dois deles já famosos internacionalmente, e um que ainda não saiu do Brasil, mas a cada competição mostra mais qualidade.

Emerson Fittipaldi, a maior revelação do automobilismo brasileiro nos ultimos anos, corre pela primeira vez em Interlagos depois de disputar com sucesso na Europa, Estados Unidos e Mexico os Campeonatos Mundiais da Formulas 1 e 2. Piloto numero um da Gold Leaf Team Lotus é uma das maiores atrações da Copa.

Seu carro é uma Lola T-120, lançado, este ano com muito sucesso na Europa. Possui motor Ford Cosworth da Formula 2, modelo Spyder, de 1.800 cc 260 HP, velocidade maxima de 270 quilometros horarios. Fabricado pela Lola Cars na Inglaterra, liderou o ultimo campeonato europeu, Grupo 6. Demorou a chegar e não participou dos treinos finais em Interlagos.

Num carro totalmente novo e que não pôde testar antes da prova, Emerson terá ainda de mostrar toda sua tecnica e habilidade para superar os carros mais potentes, principalmente a Ferrari e as Porsche, para vencer as disputas da Copa Brasil. Terá de aproveitar ao maximo a ventagem que seu carro permite tirar dos demais nas curvas.

Wilson Fittipaldi irmão de Emerson, e que tambem começa a se destacar na Europa, onde este ano disputou o Campeonato de Formula 3, pilotara uma Lola T-70, tambem nova, com motor Chevrolet, longitudinal ao centro com oito cilindros em V, 4.900 cm3, 430 HP e que atinge a velocidade maxima de 320 quilometros horarios.

Nesse carro, Wilson tambem tera condições de se destacar durante a corrida, acompanhando o primeiro pelotão mas terá como seu irmão que mostrar muita habilidade para superar a Ferrari e os Porsche, de maior potencia. Seu problema: a chegada do carro a São Paulo atrasou e ele praticamente não teve tempo de treinar.

O mineiro Antonio da Matta, que pelos progressos que obtem promete ser uma nova revelação fora do Brasil dentro de pouco tempo, correrá com uma Alfa Romeo P-33, que a Alto Delta italiano lhe emprestou para a serie de corridas da Copa Brasil. O carro tem motor Alfa Romeo longitudinal ao centro oito cilindros em V, 1.994 cm3, 255 HP e velocidade maxima de 270 quilometros horarios.

Antonio da Matta conseguiu bom tempo no treino que realizou sexta-feira, mas diz que não poderá correr no primeiro pelotão hoje à tarde. Conheceu o carro há apenas dois dias, ainda não se adaptou a ele para ter condições de forçá-lo ao maximo e afirma que correrá com cautela sua primeira corrida num carro tão veloz como a Alfa P-33.

Os outros, com menos chances

Todos os outros carros inscritos, nacionais e importados preparados no Brasil e com pilotos brasileiros, possuem menos chances de ocupar as primeiras colocações. Seus carros são bem menos potentes e os oito citados e poderão conseguir melhores posições apenas se estes quebrarem durante a corrida.

Emerson Fittipaldi e sua mãe. Ele está confiante numa vitoria hoje, embora Gian Piero diga que a Ferrari (se correr) deverá ganhar.


Se a Ferrari correr hoje
28 carros deverão largar

Vinte e oito volantes estão inscritos para a primeira prova da Copa Brasil de Automobilismo, programada para esta tarde, no Autodromo de Interlagos.

A relação é a seguinte:

N.º     N  O  M  E        Marca             País    Cilinds

 1   Emerson Fittipaldi  Lola T-210         Brasil    2.000
 2   Wilson Fittipaldi   Lola T-70          Brasil    4.900
 3   Salvatore Amato     Prot. Amato-Ford   Brasil    1.600
 4   Raul Natividade     M. C.-Porche       Brasil    1.600
 5   Silvio Montenegro   Volkswagen         Brasil    1.900
 6   Alex Soler Roig     Porche 970         Espanha   2.000
 7   José Melkun         Puma               Brasil    1.700
 8   Jorge Del Rio       Prototipo Tornado  Argentina 4.000
 9   Ernesto Neves       Lotus ─ 47         Portugal  1.600
10   George Bragation    Porche ─ 908       Espanha   2.000
11   Eduardo Colidonio   Snobs Corvair      Brasil    2.000
12   Antonio Porto Filho Porche ─ 911/S     Brasil    2.000
13   Fredy O Hara        Lorena Stachini    Brasil    2.000
17   Gian Piero Moretti  Ferrari ─ 512/S    Italia    5.000
18   Camilo Cristofaro   Chevr.-Corvette    Brasil    5.300
33   Graziela Fernandes  Alfa ─ GTA         Brasil    1.600
34   Ricardo Di Loreto   Volkswagen         Brasil    1.000
38   Nelson Marcilio     Prt. Marcilio-Ford Brasil    4.500
40   Cleide Vieira       Volkswagen         Brasil    1.600
46   Antonio Da Matta    Alfa Romeo P-33    Brasil    2.000
49   Oswaldo de Barros   F N M              Brasil    2.000
60   Expedito Marazzi    Lorena-Volks       Brasil    1.000
65   José Moraes Neto    Porche ─ 910       Brasil    2.000
69   Olavo Pires         Prototipo AC       Brasil    2.200
72   Aldo Pugliese       Puma               Brasil    2.000
73   José C. Neto        Puma               Brasil    1.600
86   Sergio Rubinato     Volkswagen         Brasil    1.600
96   Alfredo Santilli    Chevrolet Corvette Brasil    4.000


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Folha de São Paulo, domingo, 6 de dezembro de 1970

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