terça-feira, 24 de maio de 2016

13.05.1989 - MORREU JOAQUIM SANTANA...


MORREU JOAQUIM SANTANA...

Após imperdoável doença, faleceu na sua residência, em Freamunde, com apenas 53 anos de idade, Joaquim Santana, uma velha glória do futebol português.

Santana fora jogador do Benfica, tendo-se sagrado várias vezes, campeão nacional e tendo sido várias vezes internacional. Era um jogador habilidoso e talentoso, amigo e disciplinado. Do Benfica transitou para o Salgueiros, ainda com plena pujança como futebolista.

A esta mudança, não devem ser indiferentes factores políticos, pois segundo parece, como angolano, manifestava-se contra a situação na sua terra natal, mais propriamente contra a guerra colonial, tendo até sido procurado pela PIDE.

Depois viria para Freamunde, onde fixou residência há mais de 18 anos e onde granjeou grandes amizades. Aqui iniciou a sua vida de treinador, tendo levado o clube local a momentos gloriosos.

Entretanto, esteve também, como treinador, ao serviço de outros clubes, passando a ser conhecido como promotor de clubes ao escalão divisionário seguinte. Aconteceu com o Lixa, o Amarante, o Paredes, o Leça e o Rio Ave. 

Nesta época, encontrava-se a treinar o Régua que, durante o período da sua «batuta» se encontrava no 1.º lugar da tabela classificativa da III Divisão Nacional. A doença viria interromper a sua carreira e ceifálo da vida, quando tinha ainda muito para dar.

Era um homem calmo e afável. A sua morte foi noticiada nas rádios nacionais, nos jornais diários na Televisão. Foi o primeiro jogador «europeu» a falecer.

O Benfica fez questão de o seu corpo ir a sepultar para o cemitério de Benfica, em Lisboa. Os freamundenses prestaram uma grande homenagem ao seu amigo. O féretro foi acompanhado por uma grande multidão a pé, até à saída da vila e por cortejo automóvel até à saída do concelho.

«Fredemundus» envia à família enlutada as mais sentidas condolências.

Jornal Fredemundus, sábado, 13 de maio de 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário