quarta-feira, 4 de maio de 2016

26.05.1968 - CORAÇÃO TROCADO VAI BEM

jornal da tarde
O ESTADO DE S.PAULO
NCr$ 0,25
Domingo, 26 de maio de 1968          Número 737          Ano3
EXTRA

Foram feitos um transplante de coração e um transplante de rim esta madrugada, no Hospital das Clínicas, pelas equipes dos drs. Zerbini e Campos Freire. O homem que recebeu o coração, João Ferreira da Cunha, está passando bem. É êle quem aparece na fotografia abaixo. Também passa bem a mulher que recebeu o rim, Mercedes Scudeiro Leme. O doador foi um só: um homem sem documentos, de mais ou menos 30 anos, atropelado por um Volks azul na estrada de Cotia na noite de ontem.


CORAÇÃO TROCADO VAI BEM

Este desenho foi feito pelo Dr. Zerbini, minutos após o término da operação, para mostrar ao governador Abreu Sodré como havia sido o transplante. O governador foi recebido pelo cirurgião (foto à esquerda) no 9.° andar do Hospital das Clinicas. Depois, falando aos jornalistas, Sodré usou o desenho para transmitir as explicações de Zerbini. E disse que o guardará como "uma das maiores recordações" de sua vida. O desenho foi feito nas costas de um envelope do Hospital, com uma esferográfica.

Às 11 horas de hoje, o Hospital das Clínicas divulgava o primeiro boletim sôbre o estado do paciente que recebeu o coração transplantado. O boiadeiro João Ferreira da Cunha, uma hora após a operação, estava passando bem. Ainda sob o efeito da anestesia, chegou a murmurar para os médicos que o assistem. Aqui está a cronologia do duplo transplante: 4h50: começam os preparativos para retirar o coração e um rim do doador; 6h25: o coração é retirado; 6h40: inicia-se o transplante do coração; 6h50: inicia-se o transplante do rim; 9h30: termina o transplante do rim; 10h25: termina o transplante do coração. A direção do Hospital divulgará dois boletins diários sobre as condições do paciente João Ferreira da Cunha. A cobertura é de toda equipe do JT.

O Estado de São Paulo, domingo, 26 de maio de 1968

Nenhum comentário:

Postar um comentário