quinta-feira, 5 de maio de 2016

28.05.1968 - Zerbini, vida consagrada à cirurgia


Na sacada do HC, o prof. Zerbini mostra o sorriso da vitória

Zerbini, vida consagrada à cirurgia

Euryclides de Jesus Zerbini ─ que passa à Historia da Medicina e à glória do pioneirismo cientifico pela realização do primeiro transplante de coração no Brasil ─ nasceu a 10 de maio de 1912, numa casa de esquina na rua Visconde de Guaratinguetá, em frente ao Instituto de Educação "Conselheiro Rodrigues Alves", em Guaratinguetá. E' filho de Eugenio Zerbini, que foi professor da antiga Escola Normal, e de dona Ernestina Zergini.

E' casado com a medica Dirce Costa Zerbini. Os filhos do casal são: Roberto, Eduardo e Ricardo. Fez seus estudos primarios no Grupo Escolar Modêlo, em Guaratinguetá. Aos 11 anos, iniciou o curso ginasial no Ginasio "Nogueira da Gama", na mesma cidade, transferindo-se na 4.a serie para o Ginasio Diocesano Santa Maria, em Campinas.

Ingressou na Faculdade de Medicina ─ hoje da USP ─ em 1929, aprovado com a média 7,41, e classificado em 10.o lugar nos exames vestibulares. Durante o curso de Medicina, em 1932, na 17.a Cadeira (Clínica Cirurgia da Faculdade, na época dirigida pelo prof. João Alves de Lima), iniciou como academico interno o primeiro estagio de cirurgia, sob a orientação do prof. Alipio Correia Neto.

Pouco antes de terminar o curso, passou a exercer o cargo de academico interno estudante efetivo do Hospital da Santa Casa de Misericordia de São Paulo.

24 horas

Na Santa Casa, como academico interno, era obrigado a fazer plantões de 24 horas ininterruptas semanalmente, auxiliando o medico em todas as intervenções de urgencia. Em 4 de fevereiro de 1935, foi nomeado para o cargo publico de "auxiliar academico" da Inspetoria de Profilaxia da Sifilis e Molestias Venereas do Serviço Sanitario do Estado de São Paulo.

Posteriormente, exerceu o cargo de assistente academico da Secção de Cirurgia do Hospital São Luís Gonzaga, em Jaçanã, que era sanatorio especializado no tratamento da tuberculose pulmonar.

No Movimento Constitucionalista de 1932, serviu como academico voluntario em Paraibuna.

O especialista

Desde os ultimos anos de seu curso, o dr. Zerbini já se encaminhava para a especialidade que o consagrou: a cirurgia toracica, que naquela época se resumia praticamente ao tratamento cirurgico da tuberculose pulmonar.

Fez varios estagios nos Estados Unidos, o que lhe permitiu contribuir para o desenvolvimento no Brasil da cirurgia das molestias pulmonares não tuberculosas, cirurgia do mediastino e do coração e dos grandes vasos.

Em todos esses campos, o dr. Zerbini teve oportunidade de acompanhar de perto a evolução das tecnicas empregadas ─ desde as operações classicas até a moderna cirurgia cardiaca, com circulação extracorporea.

Funções e títulos

1935 ─ primeiro assistente da clinica particular do prof. Alipio Correia Neto. 1936 ─ adjunto voluntario de cirurgia do Hospital São Luís Gonzaga, em Jaçanã; Assistente voluntaria da 16.a Cadeira da Faculdade de Medicina da USP. 1938 ─ medico escolar do Serviço de Saude Escolar do Departamento de Educação do Estado de São Paulo. Segundo assistente da cadeira de Clinica Cirurgica da Faculdade de Medicina da USP. 1939 ─ adjunto de cirurgia do Hospital São Luís Gonzaga, em Jaçanã. Primeiro assistente da 16.a Cadeira ─ Clínica Cirurgica ─ Propedeutica e Patologia Cirurgica, 4.o ano ─ da Faculdade de Medicina da USP. 1940 ─ adjunto de cirurgia do Hospital S. Luís Gonzaga. A partir desse ano, com o afastamento do prof. Alipio Correia Neto, foi indicado para chefe do Serviço de Cirurgia Toracica, cargo que exerce até o presente. 1941 ─ Decente-livre por concurso de Clinica Cirurgica da Faculdade de Medicina da USP. 1943 ─ Designado pelo reitor da USP para ministrar o Curso Oficial Suplementar do 4.o ano do Curso Medico da Faculdade de Medicina. 1944 ─ "Fellow in Chest Surgery. Barnes Hospital, Washington University, St. Louis, Missouri". 1951 ─ Designado pelo diretor da Faculdade de Medicina para substituir o prof. Alipio Correia Neto, durante o mandato deste na Assembléia Legislativa. 1952 ─ Especialista em cirurgia toracica da Escola Paulista de Medicina. Assistente da cadeira de Clinica Propedeutica Cirurgica da Escola Paulista de Medicina, chefiando a Secção de Cirurgia do Coração e Grandes Vasos. 1958 ─ Cirurgião do Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo. Chefe de disciplina de Cirurgia Toracica do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina. Designado pelo diretor da Faculdade de Medicina para substituir o prof. Alipio Correia Neto.

O dr. Euryclides Zerbini organizou e ministrou 7 cursos de atualização em cirurgia toracica para cirurgiões e numerosas aulas em outros cursos. E' autor de inumeros trabalhos premiados.

Sociedades

Ao longo de sua carreira, o dr. Zerbini tornou-se membro de muitas sociedades medicas: 1940 ─ membro da Associação Paulista de Medicina. 1941 ─ membro da Sociedade Paulista de Medicina e Higiene Escolar. 1942 ─ socio titular da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. 1946 ─ membro do American College of Surgeons. 1948 ─ membro do American College of Chest Physicians. 1949 ─ membro do Colége Internacional de Cirurgiens. Membro Estadual do Colegio Brasileiro de Cirurgiões. 1950 ─ membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Socio honorario da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba. 1952 ─ membro da Sociedade Brasileira de Anatomia. 1953 ─ Socio da Associação Médica Brasileira. 1954 ─ Socio honorario da Sociedade de Neumonologia y Tisiologia de la Provincia de Buenos Aires. Membro da Academia de Medicina de São Paulo. 1955 ─ Socio honorario da Associação de Ex-Alunos da Escola Paulista de Medicina. Socio honorario da Sociedade Medica de Maringá.

Trabalhos

Monografias ─ O Pneumotorax extrapleural. Tratamento Cirurgico da Tuberculose Pulmonar pela Toracoplastia Parcial Superior.

Trabalhos sobre cirurgia geral: Rutura Traumatica do Baço ─ Etiopatogenia ─ Diagnostico ─ Tratamento; Conceito atual dos bocios hipertiroidianos e sua aplicação cirirgica; Carcinoma Branquiogenico; Estudo critico das Operações conservadoras no tratamento das ulceras gastroduodenais com especial referencia à piloroplastia de Finney; Anesteria Peridural; Anestesia geral. Mecanismo de ação dos anestesicos gerais. Sinais da anestesia geral; O Papel da atelectasia nas complicações pulmonares pós-operatorias; Medidas pré-operatorias padronizadas; O abscesso pelvico do fundo de saco de Douglas após as apendicectomias; Estudo clinico dos Codormas Sacrococcigianos; A ligadura da veia angular no tratamento das infecções da area perigosa da face; Sioloangiografia da parotida; Estudo estatistico sobre a incidencia dos tumores do tracto gastrointestinal; Oclusões intestinais agudas; Hernias inguinais superficiais de Kuster; O choque cirurgico; Influencia dos Estados de Hipoascorbinemia nos Processos de cicatrização cirurgica; Queimaduras; Anestedia loco-regional; Obstrução intestinal por calculo biliar; Vitamina C em Gastrio Resection for Peptic Ulcer. E' autor também de inumeros trabalhos sobre Cirurgia Toracica e sobre Coração.

Com Barnard

Quando fazia estagio nos Estados Unidos, o dr. Euryclides Zerbini foi colega do dr. Christian Barnard ─ o cirurgião pioneiro do transplante de coração.

Possui condecorações de diversos países. Sua irmã ─ Eunice ─ confecciona valvulas mitrais artificiais "tão boas quanto as de procedencia norte-americana".

O filho glorioso

A familia Zerbini ─ e em especial o dr. Euryclides ─ serão oficialmente homenageados este ano, na "Semana Brito Broca", em Guaratinguetá. Naquela cidade, a divulgação da noticia do transplante pelas emissoras locais fez o povo sair às ruas à procura de jornais e de pessoas que conheceram a familia do medico. Na manhã de ontem, os jornais que traziam a noticia do primeiro transplante de coração da America Latina esgotaram-se rapidamente. Muitos chegavam a oferecer 1 cruzeiro novo por exemplar de uma edição extra de domingo.

──────────
QUEIJOS
Na
Casa Santa Luzia - Imp. - onde tudo é bom - V.S. encontra 101 variedades de queijos das mais famosas procedências estrangeiras e nacionais.
RUA AUGUSTA, 2754
(Defronte ao Cinema Paulista)
──────────

Pulsação é normal: 90

"O paciente está passando bem e seu coração bate numa frequencia  de 90 a 105 pulsações por minuto" ─ disse ontem à noite o dr. Delmont Bittencourt, 1.o assistente do prof. Zerbini, ao conceder entrevista a uma emissora de televisão argentina, cujos reporteres fretaram avião especial para a cobertura do transplante.
O prof. Geraldo de Campos Freire já avisou as duas equipes de que a comemoração do transplante será feita em sua chacara ─ com um churrasco, em data a ser fixada, em função do estado do paciente.
A direção do Hospital das Clinicas estava tão preocupada com a possibilidade de furto das fotos sobre o transplante que determinou que os filmes fôssem revelados sob a guarda de policiais.
Está sendo preparada a entrevista coletiva dos medicos que participaram do transplante. Embora não tenha sido marcada a data, espera-se que seja possivelmente amanhã.
O transplante poderia ter sido triplice, pois o dr. Paulo Braga de Magalhães tinha interesse também nas corneas do doador. Todavia, o tipo de acidente, atingindo mais o cranio, inutilizou aquelas partes. O transplante de corneas é pratica antiga ─ no Brasil, desde 1938 ─ e o HC tem longa lista de interessados.
Comentario de um medico à recepcionista do HC:

─ O que esses jornalistas deviam dizer é que alguns dos medicos que trabalharam no transplante ganham só 500 cruzeiros novos por mês".
A luta pela noticia foi tão intensa na tarde de ontem no saguão do HC que, além de serem anotados todos os comentários, seguia-se a qualquer jornalista que se afastava do local. Um reporter, ao sair apressadamente, foi acompanhado por uma multidão de colegas pelo corredor a fora. Mas não havia nenhuma noticia nova: o jornalista ia ao banheiro.
Um medico da equipe do transplante comentava no saguão do Hospital que o transplante teve repercussão mundial. "Um jornal da Inglaterra ─ informou ─ e outro dos Estados Unidos telefonaram diretamente para o Hospital das Clinicas para obterem pormenores dos transplantes".
O prof. Campos Freire mostrou-se entusiasmado com o exito do transplante de rim ─ o terceiro que fez a partir do cadaver. Observou que quando o doador é um cadaver, há uma maior demora para que o rim transplantado comece a funcionar. Nesse caso, entretanto, apenas 3 minutos após a ligação dos vasos, o rim começou a filtrar e a urina a pingar. Mesmo no caso de transplante entre vivos, esse tempo costuma ser de 4 a 8 minutos. "Assim ─ concluiu ─ isso é um recorde mundial".
Quatro mulheres procuraram ontem o superintendente do Hospital das Clinicas, dr. Geraldo Ferreira, dizendo-se irmãs do doador não identificado que morreu no acidente da Estrada de Cotia. Embora não se conhecessem, cada uma afirmava a mesma coisa: "Meu irmão saiu sabado e não voltou. Eu acho que foi ele o atropelado que doou o coração para o transplante".

O HC encaminhou-as à Polícia para a localização do parente, pois "pelo menos três delas deviam esta enganadas".


Se o seu médico recomenda
o uso de um aparelho para
     SURDEZ     
procure a técnica certa na
"BELVOX" S.A.
Dirigida por:
JOSEF MROZ, Técnico certificado pela "Society os Hearing Aid Audiologists".
R. BARÃO ITAPETINGA, 255-10.º
Conj. 1011 • Tel. 32-3047 • S. Paulo
AVIAMOS RECEITAS MEDICAS


Ordem do Mérito a Zerbini

A concessão da Ordem do Mérito Nacional será pedida para o professor Euryclides de Jesus Zerbini, por iniciativa do vice-lider da ARENA, deputado Aniz Badra, que coleta assinaturas em requerimento a ser encaminhado à mesa da Câmara para que esta sugira ao presidente da República a outorga da comenda ao autos do "primeiro transplante cardíaco no Brasil, utilizando técnica própria, ainda inédita em intervenções semelhantes já realizadas em outros países".


SQUIBB INDUSTRIA QUIMICA S.A.
C.G.C. nº 56.998.982/1
DISTRIBUIÇÃO DE BONIFICAÇÕES
A Diretoria de Squibb Indústria Química S.A. convida os Srs. Acionistas a comparecerem nos locais e horários abaixo indicados, munidos dos títulos representativos de suas ações, a fim de receberem a bonificação, em ações, na proporção de uma ação nova para cada três possuídas, resultante do aumento do Capital subscrito da Emprêsa, procedido nos têrmos da Lei n.º 4357/64, aprovada pela Assembléia Geral Extraordinária realizada a 28 de fevereiro de 1968.
A DIRETORIA


SQUIBB INDUSTRIA QUIMICA S.A.
C.G.C. nº 56.998.982/1
AVISO AOS SRS. ACIONISTAS
A Diretoria de Squibb Indústria Química S.A. tem a satisfação de comunicar aos Srs. Acionistas que:
  1. Por deliberação tomada pela Assembléia Geral Extraordinária, realizada dia 20 de outubro de 1967, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição de 6 de dezembro de 1967, foram alterados os Estatutos Sociais da Emprêsa e adotado o sistema de CAPITAL AUTORIZADO, na forma do disposto na lei n.º 4.728/65;
  2. Em razão das exigências legais, o Capital Social somente pode ser representado por AÇÕES NOMINATIVAS ou ENDOSSÁVEIS;
  3. Nessa conformidade, os títulos representativos das ações deverão ser substituídos e aquêles possuidores de Ações ao Portador são obrigados a converter as referidas ações nas formas NOMINATIVA ou ENDOSSÁVEL, até o dia 20 de agôsto de 1968, sob pena de, na qualidade de acionistas, terem êsses direitos suspensos, conforme determinação das Assembléias Gerais Extraordinárias realizadas em 20 de outubro de 1967 e 28 de fevereiro de 1968, esta última publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, edição de 23 de abril de 1968.
Os Srs. Acionistas serão atendidos de segunda a sexta-feira, nos locais e horários abaixo indicados.
A DIRETORIA

                    MATRIZ                                          HORÁRIO
S. Paulo - Avenida João Dias, 1084                     9,00 às 12,00
                   FILIAIS
B. Horizonte - Rua Ouro Prêto, 764
P. Alegre - Rua Benjamin Constant, 1524
Recife - Avenida da Saudade, 280
R. de Janeiro - Avenida General Justo, 275
Salvador - Rua Américo Simas, 19 - s/201
                                                                       9,00/12,00 e 15,00/17,00
                 ESCRITÓRIOS
Ribeirão Prêto - R. Barão de Amazonas, 596
Curitiba - Rua Marechal Deodoro, 211
Fortaleza - R. Barão do Rio Branco, 1247


O ESTADO DE NOVA YORK
LOCALIZA PRODUTOS
LUCRATIVOS PARA V.

Tudo, desde produtos químicos até equipamentos eletrônicos, desde utilidades domésticas até maquinaria ─ produtos que podem trazer lucro para v., vem do Estado de Nova York, onde negociam aproximadamente 50.000 indústrias experientes.

Serviço Grátis de Localização de Fornecedores. Sem despesa ou obrigação, o Departamento de Comércio do Estado de Nova York colocará V. em contacto com as indústrias que atenderão suas necessidades. Simplesmente escreva em seu papel timbrado comercial. Informe-nos quais produtos precisa e se quer comprar ou atuar como agente. Quanto mais detalhada for sua descrição dos produtos e do seu uso, melhor poderemos ajudá-lo. Por favor, inclua sua referência bancária.

Escreva para New York State Department of Comerce, International Division, Dept. BO-2, 230 Park Avenue, New York, N. Y. 10017, U. S. A.

NEW YORK STATE
SENDS ITS BEST
from the trading center of North America


CONFIE EM OURO VERDE!

TEMOS PARA SERVI-LO:
  • Mecânicos treinados pela própria fábrica.
  • Peças originais VW, garantidas por 6 mêses ou 10.000 Km., na reposição.
  • Equipamentos e Ferramentas adequadas.
OURO VERDE
Revendedor Autorizado VW
Rua Pedro de Toledo, 531
Vila Mariana-Tels: 71-7717•70-1493


Varig oferece o Cartão
de Hospitalidade
do Govêrno Americano
para reduzir
o preço de sua visita
aos Estados Unidos em
até 40%.

Welcome to the USA

The President and People of the United States of America extend to you a most cordial welcome and sincere wish for a pleasurable and memorable visit.

E tem vôos diários, diretos, para levá-lo até lá.

O Govêrno dos Estados Unidos escolheu a melhor maneira para dizer "Boas vindas" a você: instituiu o Cartão de Hospitalidade, que lhe dá direito a descontos de 10 a 40% em hoteis, restaurantes, transportes interestaduais, moteis, centros de diversões, museus, etc. etc.

Agora, ao visitar qualquer cidade norte-americana, basta apresentar o Cartão de Hospitalidade para ser tratado como um hóspede de honra no País. E basta você comprar sua passagem na Varig para ganhar o Cartão de Hospitalidade, além de uma relação completa de tudo o que você pode visitar ou comprar com descontos.

Mas na Varig você tem ainda outras vantagens, que são exclusivas: você tem à sua disposição vôos diários e diretos, sem escalas, a Nova Iorque e um magnifico serviço de bordo.

Torne-se hóspede de honra dos Estados Unidos, sendo antes um Passageiro de Honra da Varig.

INFORMAÇÕES NO SEU AGENTE IATA DE VIAGEM OU
VARIG



O Estado de São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 1968

Nenhum comentário:

Postar um comentário