quarta-feira, 18 de maio de 2016

24.10.1934 - A história triste da vida de um millionario

Um vespertino que será sempre o arauto das aspirações cariocas
DIARIO DA NOITE
Direcção de Antonio de Alcantara Machado e Mario Magalhães
RIO DE JANEIRO ─ QUARTA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO DE 1934


A historia triste da vida de um millionario
──────────
Vencido pelas desillusões foi recolhido como mendigo ao presidio" ─ Como morreu em S. Paulo, Frederico Simon

S. Paulo, 27 (Da succursal do DIARIO DA NOITE) ─ Ha dias, a grande jardineira do Gabinete de Investigações que percorre as ruas recolhendo os mendigos, levou para o presidio do Paraiso, entre os outros, um homem esfarrapado, de animo tão deprimido que nem siquer protestou contra a sua detenção.

Na falta de uma cama, dormiu sobre o ladrilho, sem a menor exigencia de um conforto.

Uma pneumonia dupla o atacou, em consequencia da friagem que apanhara. A molestia minou-lhe o organismo e o infeliz arrastava-se penosamente pelo presidio.

Sabbado, ultimo, o sr. Abrahão Machado, figura bastante relacionada na colonia portugueza, foi avisado de que um homem que se dizia seu parente estava muito adoentado no presidio do Paraiso. Foi até lá e com surpresa viu que era verdade. Seu parente o millionario Edgard Frederico Simon, de 54 annos de idade, casado, ali agonizava.

Agiu logo, conseguindo removel-o para a Casa de Saude Mattarazzo, onde dois medicos tentavam dominar a molestia que lhe minava o organismo. Nada conseguiram, porém, e Edgard veio a fallecer em consequencia da pneumonia dupla.

Era homem de largas posses o netto de Carlos Schorcht, figura financeira de destaque nesta capital, ha tempos.

Edgard Frederico Simon, por desgostos íntimos, deixou-se abater. Tentou reagir, não conseguindo, porém, dominar seus ressentimentos e desillusões. Foi cahindo, desleixou-se no vestuario, que reflectia o estado do seu espirito.

Uma unica cousa ainda parecia lhe dar forças em meio de tanto sofrimento: o dinheiro que recebia de varias fontes de rendas, elle o levava aos infelizes, distribuindo-lhes esmolas! Comprehendia o soffrimento dos outros, sabia ler nos molambos as desillusões da vida de fracassado, como fracassado elle era moralmente!

Tragico desastre na Estrada Rio─S. Paulo

Um omnibus chocou-se violentamente com uma baratinha, destroçando-a

UM INDUSTRIAL DE NICTHEROY MORRE QUASI INSTANTANEAMENTE

Precisamente, ás 8 1|2 horas, de hoje, na Estrada Rio-S. Paulo, proximo ao kilometro 15, se verificou violento e emocionantíssimo desastre de tragicas consequencias.

O conhecido industrial Antonio Simão Ferraz, residente em Rio d'Ouro e com escriptorios á rua Coronel Gomes Machado, 44, em Nictheroy, se transportava por aquella estrada, em uma baratinha de sua propriedade, n. 678.

No ponto acima, choccou-se com um omnibus da Viação do Povo, dirigido pelo motorista Paulo de tal, ficando o carro do industrial completamente destroçado.

O sr. Antonio Simões Ferraz foi atirado a grande distancia soffrendo fractura da base do craneo e vindo a morrer quasi instantaneamente.

Seu cadaver foi transportado para o Necroterio de Caxias.

Na 3ª edição daremos novos detalhes com illustração photogaphica.

A escuna "Stina" em perigo no largo de Lisboa

LONDRES, 24 (Havas) ─ Communicam de Gibraltar que, a bordo da escuna "Stina", se manifestou incendio em ponto situado a noroéste de Lisbôa.

A morte de Von Kluck
───|||───
As exequias por alma do grande cabo de guerra allemão

BERLIM 24 ─ (Havas) ─ Foram celebradas hoje numa capella das proximidades desta capital solemnes exequias por alma do general Von Kluckm antigo commandante em chefe do primeiro exercito allemão na Batalha do Marne.

Um batalhão de infantaria, um esquadrão de cavallaria e uma bateria de artilharia prestaram honras aos despojos do illustre morto. Entre as numerosas personalidades presentes, viam-se o general Von Fritsch, representante do chanceler Hitler, e o general Liebmann representante do ministro Reichswer.

O ex-kaiser Guilherme II e o ex-kronprinz fizeram-se representar pelo feld-marechal Von Mackensen e o general Von Kuehl respectivamente.

O general Fritsch falou exalçando as virtudes civicas e as qualidades militares do general Von Kluck.

Uma companhia de infantaria deu as salvas do estylo.

Vingança inesperada...

Está no Hospital de Prompto Soccorro o operario José Thomé dos Santos, morador á estrada do Sapê 458, que teve a imprudencia de incorrer na colera de sua esposa, Celília Thomé dos Santos, espirito refractario às pandegas, mas amigo das soluções violentas e inesperadas. Após viva discussão com o esposo, Cecilia, atacou-o, de surpreza, no leito, com uma chaleira d'agua fervente, reservando_lhe horrivel despertar. Em seguida á façanha Cecília apresentou-se á policia. Publicamos, agora, como complemento de nossa noticia anterior, a photographia do casal, bem juntos, embora uma rusga os tenha separado.

Diário da Noite, quarta-feira, 24 de outubro de 1934

Nenhum comentário:

Postar um comentário