domingo, 28 de fevereiro de 2016

03.12.1993 - Comando policial-militar mata narcotraficante Pablo Escobar



Comando policial-militar mata narcotraficante Pablo Escobar


Chefão da droga reagiu à ordem de prisão perto de um shopping de Medellín

Medellín (Colômbia) - O Exército e a Polícia mataram ontem, em Medellín, o chefão do narcotráfico colombiano Pablo Escobar, informou a rádio RCN, que citou fontes não-identificadas do Governo e de autoridades policiais. Escobar, 44 anos, destacado como chefe do cartel da cocaína de Medellín, foi morto durante uma operação denominada Bloco de Busca (composto por efetivos de elite do Exército e a Polícia), nas proximidades de um shopping center de Medellín, segundo a versão da rádio.

O traficante Pablo Escolar, o rei da cocaína, enfrentou as autoridades colombianas antes de ser morto. O tiroteio com o comando policial-militar foi numa casa no noroeste de Medellín, informa o Ministério da Defesa num comunicado entregue à imprensa. O informe oficial diz que, além de Pablo Escobar, um de seus seguranças (ainda não identificado) foi morto.

"O traficante foi localizado após informações recebidas pela inteligência colombiana. Ele e seu acompanhante se recusaram a se entregar e foram atingidos por nossos disparos", revela um comunicado oficial. O informe oficial indica que "o Governo nacional tem o firme propósito de não permitir que organizações com a capacidade criminosa do cartel de Medellín, que ameaça a segurança do país e já assassinou um número incontável de colombianos, apareça de novo no país, e fará todo o possível para desarticular e põe à disposição da Justiça as organizações do narcotráfico sem levar em conta sua origem e locais onde operam", adverte finalmente o comunicado ministerial.

O general Miguel Gomez, Chefe da Polícia colombiana, chegou ontem a Medellín acompanhado de seus principais assessores, entre eles o Diretor de Operações Especiais, general Octavio Vargas, para inteirar-se "in loco" dos acontecimentos que levaram à morte de Pablo Escobar Gaviria em uma operação de seus subordinados.

Os oficiais desembarcaram em meio a forte esquema de segurança. O general Vargas disse a jornalistas que "não há nenhuma dúvida sobre a identidade do cadáver, e corresponde a Pablo Ecobar". O Chefe da Polícia disse ainda que não será paga recompensa, pois a localização de Pablo foi fruto do trabalho do serviço secreto.

O Procurador-Geral da Colômbia, Gustavo de Greiff, comemorou a morte dizendo que ela foi "excelente para o país". "As forças da lei e da ordem agiram em perfeita coordenação sendo um sucesso, mas essencialmente é um exemplo para a juventude e para toda a sociedade colombiana de que o crime não compensa". declarou de Greiff.
───────────────────────────
O MAIS PROCURADO

──────────────────────────────────────────

Medellín (Colômbia) - O traficante mais procurado do mundo, Pablo Escobar Gaviria, morto ontem pelo Exército colombiano, nasceu no dia 1º de dezembro de 1949 na cidade de Rionegro, 40 km a noroeste de Medellín, capital do departamento colombiano de Antioquia. Segundo de cinco irmãos, Escobar iniciou sua vida como trabalhador rural, mas sua ambição transformou-o em ladrão de carros, crime pelo qual foi condenado pela primeira vez em 1974. Dois anos depois, Escobar entrou para um grupo de assassinos profissionais e foi preso com 39 quilos de cocaína em Medellín, mas foi absolvido porque as testemunhas "sumiram".

Em 1980, já possuía sua própria organização para traficar drogas para os Estados Unidos e contava com grande popularidade nos bairros pobres de Medellín graças a sua generosidade.
───────────────────────────
Vaticano: Papa não tem o vírus semelhante ao da AIDS

Cidade do Vaticano ─ O Vaticano rejeitou ontem as insinuações, formuladas por uma emissora italiana de tv, no programa "Maurizio Constanzo Show", de que o vírus contraído pelo papa João Paulo II em 1981 é semelhante ao da AIDS. De acordo com a declaração do porta-voz Joaquim Navarro, três meses após ter sido baleado na praça São Pedro João Paulo II contraiu o citomegavírus, o que dificultou sua recuperação. Na ocasião os módicos informaram que o vírus foi transmitido ao Pontífice através das transfusões de sangue que recebeu em consequência do atentado. Segundo o Porta-Voz, apresentar agora ases fatos como algo novo, enquanto se fala de outra doença, parece superficial e artificial.
───────────────────────────
Ônibus espacial vai consertar telescópio

Cabo Canaveral ─ O ônibus espacial Endeavour com seus sete tripulantes entrou em órbita ontem para tentar consertar o telescópio espacial Hubble. Os dois foguetes do Endeavour foram acionados às 4h27min (hora local), para levar ao espaço a nave de 100 toneladas. "É um grande alívio ter essa missão em órbita", comentou o ex-astronauta Loren Shriver, chefe da equipe da Nasa encarregada do vôo. Os diretores de vôo cancelaram a primeira tentativa de lançamento do ônibus espacial por causa dos ventos fortes no local de pouso de emergência, no Centro Espacial Kennedy. Os astronautas têm como única tarefa nessa missão reparar o Hubble.
───────────────────────────
Venezuelanos vão eleger domingo novo Presidente

Caracas ─ Com o encerrarnento à meia-noite de ontem de uma das mais acirradas campanhas eleitorais do País, os venezuelanos se preparam para eleger neste domingo o Presidente e membros do Legislativo, num teste para a estabilidade de um sistema democrático de 35 anos, assediado por rumores persistentes de golpe de estado.

O Presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, Isidro Morales, disse ontem que esse órgão transmitirá amanhã, em cadeia nacional de rádro e TV, a mensagem dos 18 candidatos a Presidente da Venezuela. Cada um deles terá dois minutos para falar aos 10 milhões de eleitores, após cinco meses de campanha marcada principalmente por denúncias de corrupção.
───────────────────────────
Família ameaça acordo de dívida externa do Brasil

Washington - A teimosia de uma família norte-americana multimilionária ameaça o acordo de reestruturação de 52 bilhões de dólares da dívida externa brasileira, firmado segunda-feira entre o Governo brasileiro e seus principais credores, soube-se ontem em Washington. Esta situação única poderia repetir-se em outros países em desenvolvimento se a família Dart sair vitoriosa, segundo vários analistas. Os Dast possuem 4% da dívida, ou seja 1 bilhão e 400 milhões de dólares, a soma mais importante de um investimento individual em relação a um país em vias de desenvolvimento.

          FALECIMENTOS          

REGISTRO DA SEÇÃO EM NOVEMBRO DE 1993
────
Faixa etária                       Hom. Mul. Tot.       %
────
Mais de 100 anos                     01   00   01   00,12
De 91 a 99 anos                      06   15   21   02,62
De 81 a 90 anos                      48   41   89   11,10
De 71 a 80 anos                      83   79  162   20,20
De 61 a 70 anos                      81   54  135   16,83
De 51 a 60 anos                      55   30   85   10,60
De 41 a 50 anos                      57   21   78   09,73
De 31 a 40 anos                      46   16   62   07,73
De 21 a 30 anos                      45   13   58   07,23
De 11 a 20 anos                      21   07   28   03,49
De 01 a 10 anos                      11   09   20   02,49
Menores de I ano                     32   19   51   06,36
Nati/recém/nascidos                  --   --   12   01,50
────
Total no mês                        486  304  802  100,00
────
Homens falecidos                              486   60,60
Mulheres falecidas                            304   37,90
Recém-nascidos e natimortos                    12    1,50
────
Total no mês                                  802  100,00
────
Nascidos em Fortaleza                         242   30,17
Nascidos no Interior do Estado                404   50,38
Nascidos no Ceará sem indicação do Município   98   12,22
Nascidos em outros estados                     53   06,61
Nascidos em outros países                      04   00,50
Brasileiros naturalizados                      01   00,12
────
Total no mês                                  802  100,00
────

Diva Botão Sampaio ─ 91, Jaguaribe-CE. doméstica, viúva, insuficiência cardiorrespiratória, dia 25, residia na rua Tibúrcio Cavalcante, 1440, apartamento 1002. Cemitério São João Batista.
Maria dos Prazeres Mendes de Mesquita ─ 89, Fortaleza-CE, pensionista, solteira, infarto agudo do miocárdio, dia 21, residia na Avenida Imperador, 262, centro. Cemitério São João Batista.
Maria Clotilde de Araújo Sabino ─ 86, Ipu-CE, doméstica, viúva, insuficiência cardiorrespiratória, dia 27, residia na Avenida Dom Manuel, 559. Cemitério São João Batista.
Joaquim Acácio de Freitas ─ 83, São Luiz do Curu-CE, aposentado, viúvo, acidente vascular cerebral, dia 22, residia na rua 448 8, casa 202, 2ª etapa ─ Conjunto Ceará. O corpo foi trasladado para o cemitério de São Luiz do Curu CE.
Sandoval Saraiva Lima ─ 81, cearense, aposentado, viúvo, câncer de próstata, dia 25, residia na rua Pedro Wilson, 486. O corpo foi trasladado para o cemitério de Capistrano de Abreu-CE.
Manuel Maia de Lima ─ 79, Beberibe-CE, aposentado, casado, insuficiência cardiorrespiratória, dia 24, residia na rua do Bateu, 284 ─ Papicu. Cemitério de Mucuripe.
Clodomir Maia ─ 75, Fortaleza-CE, aposentado, casado, insuficiência cardiorrespiratória irreversível, dia 25, residia na Travessa Acaraú, casa 39 ─ Aldeota. Cemitério São João Batista.
Lutério Araripe de Sousa ─ 74, Pacatuba-CE, alfaiate-costureiro, solteiro, parada cardiorrespiratória irreversível, dia 25, residia na rua Valdir Lopes, s/n ─ Itaitinga. O corpo foi trasladado para o cemitério público de Itaitinga-CE.
José Arthur de Sousa ─ 72, Camocim-CE, farmacêutico, casado, infarto agudo do miocárdio, dia 25, residia na rua Francisco Pinto, 311. Cemitério São João Batista.
Rita Gomes da Silva ─ 71, cearense, aposentada, solteira, câncer de útero, dia 23, residia na rua Garanhuns, 1040. Cemitério de Antônio Bezerra.
José Adarias de Vasconcelos ─ 70, cearense, aposentado, viúvo, parada cardiorrespiratória, dia 25, residia na rua Zé Frota, 321. O corpo foi trasladado para o cemitério de Jordão-Sobral-CE,
Francisco Secunde de Sá ─ 68, Cedro-CE, funcionário público estadual aposentado, casado, acidente vascular cerebral, dia 29, residia na rua Pedro Sampaio, 957. Antonio Bezerra. Cemitério São João Batista.
José de Holanda Banhos ─ 65, cearense, agricultor, casado, insuficiência hepática, dia 23, residia na Avenida Coronel Virgílio Nogueira, 926. Cemitério Jardim Metropolitano.
Adauto Rufino de Lima ─ 63, Aracati-CE, aposentado, casado acidente vascular cerebral isquêmico, dia 26, residia na rua Carvalho Júnior, 1020 ─ Pio XII. Cemitério São João Batista.
Norberto Marques de Araújo ─ 39, Fortaleza-CE, advogado, solteiro, insuficiência hepática aguda, dia 25, residia na rua Professor Joaquim Antônio, 356. Cemitério Parque da Paz.
Maria do Carmo de Sales ─ 38, Fortaleza-CE, funcionária pública, solteira, asfixia mecânica por enforcamento, dia 17, residia na rua 65, casa 230 ─ Conjunto José Walter. Cemitério Parque da Paz.
Francisco Moreira Alves ─ 34, Coreaú-CE, agricultor, casado, leucemia mielóide, dia 26, residia na rua Julio Pinto, 2432. O corpo foi trasladado para o cemitério de Coreaú-CE.
João Abreu de Araújo ─ 24, cearense, servente, casado, filho de Sebastião Rodrigues de Araújo e Alda Abreu de Araújo, insuficiência respiratória aguda, dia 21, residia na rua Mundaú, s/n - Lagamar. O corpo foi trasladado para o cemitério de Morada Nova-CE
Lourivando Prudêncio Monteiro ─ 17, Fortaleza-CE, solteiro, filho de Luiz Monteiro e Maria Prudêncio Monteiro, linfoma linfoblástico recidivado, dia 28, residia na rua Julio Braga, s/n. Cemitério de Parangaba.
Mônica Marília Melo de Lima ─ 5, Fortaleza-CE, filha de Cosme de Lima e Maria Liduina Melo Lima, insuficiência cardiorrespiratória, dia 19, residia na rua General Tomé Cordeiro, casa 12 ─ Jardim Iracema. Cemitério de Antônio Bezerra.
Michela de Oliveira Barbosa ─ 2, cearense, filha de Antônio Carlos de Castro Barbosa e Marinete de Oliveira Barbosa, parada cardiorrespiratória, dia 26, residia na rua Tenente Francisco Paiva, 671. Cemitério Parque da Paz.

ANTÔNIO OLIVEIRA DA ROCHA
CONVITE MISSA 7º DIA
Antenor Sá Barbosa e família convidam os parentes e amigos para a missa de 7º dia de falecimento de seu genro, ANTÔNIO OLIVEIRA DA ROCHA, ocorrido em São Paulo, a ser celebrada no dia 04/12/93, às 17h, na Paróquia da Paz.

O Povo, Fortaleza, sexta-feira, 3 de dezembro de 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário