sábado, 20 de fevereiro de 2016

21.06.1986 - OVNI NOS CÉUS DE IJUÍ


OVNI NOS CÉUS DE IJUÍ

Na noite da última quinta-feira, por volta das 19h, algumas pessoas residentes nas proximidades do CTG Laureano Medeiros, no Bairro São Geraldo, viram no céu um Objeto Voador Não Identificado (OVNI). O fato chegou ao nosso conhecimento através do colega Rubens Argerich, do Departamento de Publicidade, que foi um dos que viu o estranho objeto.

Nesse horário ocorreu um "estouro" na rede de energia elétrica, na rua Emílio Glitz, próximo ao CTG, ficando aquela área às escuras. Rubens, que mora na frente da sede do Laureano Medeiros, saiu para a rua naquele momento, para ver o que havia ocorrido com a iluminação. Teve então, sua atenção despertada para um objeto luminoso no céu, se deslocando de oeste para norte. Junto com sem vizinhos, o bancário Luís Carlos Rohde e sua esposa Ionara Marlise Rohde, que residem à rua Emílio Glitz, 726, ficaram observando o "disco voador".

Ontem à tarde, lonara Rohde confirmou esse fato à reportagem. Ela dise que o objeto tinha um formato arredondado, con uns dois metros de diâmetro, maior do que a lua cheia. Estava em posição vertical, tinha luminosidade e se deslocava para o alto, no sentido oeste-norte. O objeto foi visto por eles por mais de 10 minutos e depois desapareceu.

Ionara relatou, ainda, que há uns 15 dias atrás, quando colocava o lixo na frente de sua casa, à noite, viu um objeto semelhante no céu, comentando o fato com seu marido, mas não deu maior importância.

Valcir Antônio Alves Viana, conhecido pelo apelido de Planetário, que é peão caseiro do CTG Laureano Medeiros, na quinta à noite estava em sua casa, que fica próximo, na mesma rua Emílio Glitz, 767. Ele também viu esse objeto luminoso e chamou sua mãe Anadir Alves Viana e sua irmã Vera Lucia da Silva Viana que também testemunharam a aparição. Ele confirmou que o objeto era luminoso e tinha o formato de um disco com cerca de dois metros de diâmetro. Contou, ainda, que o objeto apareceu mesmo por volta das 19h, quando faltou energia elétrica e que reapareceu mais ou menos uma hora depois, com luminosidade mais fraca, sumindo logo em seguida.

Mas não foi somente essa aparição de um OVNI na noite de quinta-feira que chamou a atenção de alguns moradores do Bairro São Geraldo, próximo ao CTG. A sra. Odete Sausen, que reside logo abaixo, à rua Ângelo Verri, 181, contou à reportagem que há umas duas semanas atrás sua vizinha lhe chamou para ver um estranho objeto que passava nos céus, na direção oeste-leste. "Parecia um avião, era mais largo na frente e tinha um rabo comprido com mais de cinco metros", disse dona Odete. Ela afirmou, ainda, que o seu marido Nélson Sausen, funcionário dos Supermercados Seidler, "também viu na noite de quinta-feira o objeto luminoso nos céus e me chamou pra ver".

A vizinha de dona Odete, a sra. Celi Tereza Schirmer (rua Ângelo Verri, 204) confirmou ter visto um objeto estranho nos céus há cerca de 15 dias atrás, por volta das 4 horas da tarde. "O céu estava limpo, não tinha nenhuma nuvem e de repente apareceu aquilo se movimentando na direção oeste-leste Parecia uma nuvem de fumaça, mas não se espalham, na frente era mais grosso e depois se afinava, tinha mais de cinco metros de comprimento. Olhei uns 10 minutos e depois chamei a vizinha, que também viu", contou dona Celi.

Algumas pessoas que viram o OVNI na noite de quinta-feira, chegaram relacionar o seu aparecimento com a pane ocorrida naquele instante na rede de energia elétrica, na rua Emílio Glitz. O secretário de Energia, Astor Mayer, informou que houve o rompimento de um cabo, devido a sobrecarga na rede elétrica, em conseqüência da deficiência de transformadores.

Ionara Rohde e o nosso colega Rubens Argerich viram o objeto voador
Valcir Viana diz que o OVNI apareceu duas vezes
Odete Sausen viu um objeto estranho durante o dia

FAZENDÁRIOS: DOS MALES, O PIOR
Desde o dia de ontem, os funcionários públicos estaduais estão em greve. A decisão foi tomada em assembléia na última terça-feira e pretende pressionar o Governo para que ele cumpra os acordos firmados no ano passado e que estão oficializados nas leis 8020 e 8067. Segundo estas leis, os funcionários públicos receberiam um reajuste salarial a partir de maio deste ano, no valor de 67,43 por cento mais 10 por cento. Em função das mudanças econômicas do Governo, em fevereiro, o governador, no entanto, não cumpriu o acordo legal, concedendo apenas 43 por cento de reajuste aos funcionários.

Segundo o presidente da Federação das Associações dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, David de Oliveira, o movimento, de início, contava com a participação de 80 por cento da categoria. Em Ijuí, porém, somente os fazendários (exatores, fiscais e ajudantes) aderiram totalmente à greve. Contando com cerca de 50 funcionários, os órgãos da Secretaria da Fazenda, que foi o setor mais atingido pela decisão do Governo, afirmou que toda a região, de Santa Bárbara ao município de Jóia, estava paralisado.

Enquanto o restante dos setores da categoria dos funcionários públicos receberam 43 por cento de reajuste, os fazendários tiveram, para os exatores, zero por cento, para os fiscais, 7 por cento, para os ajudantes, 11 por cento. Segundo Valmor Alievi, fiscal de Tributos Estaduais de Ijuí, esta diferenciação ocorreu devido a última reclassificação de cargos e funções, de janeiro passado.
PARÓQUIA DE SÃO GERALDOPROMOVE ASSEMBLÉIA DE JOVENS
Neste domingo, a Paróquia de São Geraldo promove a Assembléia Paroquial de Jovens, cujo principal objetivo é eleger a nova coordenação da Pastoral da Juventude. Participarão representantes da Matriz e das capelas.

O encontro de jovens inicia às 9h, na cripta da Matriz São Geraldo, com apresentação dos participantes e exposição dos objetivos, seguindo-se o histórico da Pastoral da Juventude, discussão e elaboração das propostas, em grupo e em plenário.

Ao meio-dia haverá almoço e às 14h acontecerá a eleição da nova coordenação da Pastoral Jovem. Antes do encerramento terá lugar uma tribuna livre.
SENAC PROMOVE CINCOCURSOS PARA OS PRÓXIMOS MESES
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ─ Senac, através do Núcleo de Formação Profissional do mesmo órgão, em Ijuí, está promovendo para os próximos meses os seguintes cursos: Serviços de Escritório, com início previsto para o dia 23 de junho e término no dia 28 de agosto, ao preço de Cz$ 44,00, funcionando à tarde; Vendedor Lojista, com início no dia 1° de julho e término em 1º de agosto, ao preço de Cz$ 20,00, funcionamento à noite. Datilógrafo, com início no dia quatro de agosto e término em oito de outubro, ao preço de Cz$ 78,00, funcionando nos três turnos. Manicura, com início no dia 15 de julho e término em 11 de agosto, ao preço de Cz$ 40,00, funcionando à tarde e Cabeleireiro Básico, com início no dia 13 de agosto e término do dia 20 de novembro, ao preço de Cz$ 116,00, funcionando à tarde.

As inscrições para os cursos já estão abertas e os interessados poderão efetuá-las no Senac (Associação Comercial e Industrial), em horário comercial. Para maiores informações, pode ser utilizado o telefone 332-3998 ─ Senac.

──────────────────────────────
PRÓ-RIM
UNIDADE DE DIÁLISE
Consultório no Hospital de Caridade de Ijuí
Telefones: 332-1333 e 332-1110
──────────────────────────────
FARMÁCIA PANFAR
Receituário médico em geral ─ medicamentos e perfumarias ─ estojos de manicure para presentes.
Saúde é vida.

Rua 15 de Novembro, 157
Fone: 332-2360
──────────────────────────────
25 ANOS
A HISTÓRIA VIVA DE UM POVO
MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA
A 25 anos preservando e lutando para tornar nossa história por todos conhecida.
Visite o museu e descubra porque ele é um dos maiores e mais completos do estado.
Apoio: Jornal da Manhã
Rua Germano Gressier, próximo à Sede Acadêmica.
Ijuí ─ RS

Jornal da Manhã, Ijuí, sábado, 21 de junho de 1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário