segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

06.09.1972 - Final da Tragédia de Munique: 16 Mortos


Final da Tragédia de Munique: 16 Mortos

Munique, 6 ─ Aumentou para 16 o total de mortos em Munique, entre reféns e terroristas, depois que os palestinos responsáveis pela matança ontem iniciada explodiram o helicóptero que lhes foi entregue pelas autoridades.

O helicóptero, conduzindo nove reféns e cinco terroristas, além do piloto, dirigiu-se ontem à noite ao aeroporto da OTAN, situado a 20 quilômetros da Vila Olímpica. Ali, já os aguardava um Boeing, com o qual deveriam deixar a Alemanha.

Simultanemente, um forte dispositivo de segurança, composto de homens do Exército alemão, iniciavam o cerco aos dois aparelhos, tentando dominar os terroristas. No momento em que um deles deixava o helicóptero para averiguar as condições de vôo do Boeing, um soldado atirou, mas errou o alvo.

Ao perceber-se a armadilha, o terrorista, armou uma granada que tinha à mão, dirigindo-se correndo para o helicóptero. O aparelho explodiu com os nove reféns, o piloto e dois terroristas em seu interior. Os três que ficaram ao lado de fora foram dominados, enquanto outros dois caíram abatidos. Com as mortes do técnico e de um atleta israelense, eleva-se para 16 o total de vítimas.

As autoridades alemãs já trasladaram para Bonn os três terroristas palestinos que escaparam ilesos, mas foram capturados na Base Aérea da OTAN, Todos ficarão presos numa base militar, em Bonn.

JOGOS CONTINUARÃO

O Presidente do Comitê Olímpico Internacional Avery Brundage disse que os jogos de Munique "devem continuar". Acrescentou que "não podemos permitir que um punhado de terroristas destrua esse núcleo de cooperação internacional e de boa vontade. Os jogos devem continuar".

Brundage fez a declaração durante o serviço fúnebre que teve lugar no Estádio Olímpico, em memória dos onze assassinados. Os jogos foram suspensos ontem à tarde, pelo menos até depois do serviço religioso, assistido por mais de 60 mil pessoas.

Pouco antes da fala de Brundage, o chefe da delegação desportiva israelense Shmuel Lalkin falou durante o serviço religioso, arrancando aplausos dos espectadores, ao afirmar que "permitam-nos assegurar-lhes que os desportistas de Israel continuarão participando da competição Olímpica, no espírito da irmandade e da justiça.

Os acordes do movimento fúnebre da sinfonia heróica de Beethoven foram ouvidos no estádio Olímpico de Munique, quando os espectadores começaram a ocupar os assentos para assistirem ao ato religioso em memória dos 11 atletas israelenses.

SEGURANÇA

Guardas fortemente armados estavam a postos, em intervalos, em torno da enorme pista. Acima, a enorme tocha Olímpica ardia.

Um dos primeiros a chegar para a cerimonia foi Willi Daume, presidente do Comitê organizador que se havia mostrado pessimista sobre o reinício dos jogos depois da matança.

O Presidente da Alemanha Ocidental. Gustav Heinemann, seguido de Avery Brundage, do Chanceler Willy Brandt e do Ministro das Relações Exteriores Walter Scheel, todos com trajes negros, tomaram assentos solenemente nos locais a eles reservados.

AUSÊNCIA

Várias equipes árabes não se apresentaram às cerimônias fúnebre no Estádio Olímpico. Enquanto o ato se realizava, com todas as bandeiras nacionais, inclusive as árabes, mantidas a meio pau, a Associated Press chamou por telefone as delegações árabes para saber se haviam comparecido.

Um representante da equipe libanesa afirmou: "não fomos ao estádio e estamos confinados em nossa sede por ordem do chefe da delegação". Por outro lado, um homem que se identificou como chefe da equipe da Arábia Saudita limitou-se a afirmar: "qual serviço fúnebre? ... as vítimas da matança? ... que matança?".

Na residência da delegação egípcia, um outro homem disse que seu chefe estava em conferência. Ao ser interrogado sobre se tinham ido à cerimônia, a mesma pessoa adiantou: "creio que não, mas nada podemos dizer". Ninguém respondeu aos telefonemas dirigidos às sedes das equipes da Argélia, Kwait, Líbia e Sudão. Na sede da equipe síria a resposta foi: "não sei se alguém esteve presente.

EGÍPCIOS RETIRAM-SE DOS JOGOS

Munique, 6 ─ A delegação egípcia retirou-se dos Jogos Olímpicos e retornou a seu país. Um porta-voz informou que todas as demais delegações árabes poderiam fazer o mesmo.

Os egípcios já não haviam se apresentado para uma partida de basquetebol contra as Filipinas.

O Dr. R. William Jones, secretário-geral da Federação Internacional de Basquetebol, disse que o presidente da organização, o egípcio Abdel Moniem Wahby, explicou o não-comparecimento da equipe do seu país pelo atentado guerrilheiro contra a delegação olímpica israelense. Os egípcios "temiam por suas vidas" ─ disse Jones.

Este adiantou que Wahby, que também é Ministro de Esportes no Egito, estava inconsolável.

Nenhuma das delegações árabes atendia ontem às chamadas telefônicas.

TENSÃO NA LINHA DE CESSAR-FOGO

Telaviv, 6 ─ aumentou ontem o clima de tensão na linha de trégua entre Síria e Israel, quando um tanque israelense passou sobre uma mina colocada por guerrilheiros árabes infiltrados do país vizinho ─ declarou o Alto Comando Militar de Telaviv. Não há informe de vítimas.

Este foi o quarto incidente em uma semana nas colinas ocupadas de Golan ─ disseram os israelenses.

Em ocasiões anteriores, Israel tem replicado com a força. Não se sabe que atitude tomará agora.

Uma patrulha israelense foi tacada domingo à noite naquela região da Síria, ocupada desde a guerra de 1967.

Industrial Teria Sido Sequestrado na Argentina

Buenos Aires, 6 ─ O desaparecimento de um industrial holandês provocou conjecturas, aqui, de que os guerrilheiros urbanos o teriam sequestrado, transformando-o no terceiro homem de negócios estrangeiro raptado em menos de dois anos na Argentina.

J. J. van de Panne, presidente da Philips Argentina, saiu na manhã de ontem de sua residência, num aristocrático bairro desta capital, mas não chegou ao escritório. Seu automóvel foi encontrado abandonado a pouca distância da firma.

Os funcionários da Philips guardam silêncio. Uma fonte da Embaixada holandesa confirmou o desaparecimento do industrial e disse temer que se trate de um sequestro.

Até o momento em que esta notícia era redigida, não se havia recebido mensagem de nenhum grupo terrorista. A Polícia Provincial de Buenos Aires iniciou investigações.

Caso se confirme o sequestro, será o terceiro praticado pelos guerrilheiros urbanos argentinos nos últimos dois anos.

Em 1971, foi raptado em Rosário o cônsul honorário britânico Stanley Sylvester, executivo de uma empresa frigorífica. Os terroristas só o puseram em liberdade depois que a empresa distribuiu viveres e roupas entre os habitantes de um bairro humilde.

Em março último, foi sequestrado o industrial italiano Oberdan Sallustro, direto-gerente da filial argentina da Fiat. As exigências dos guerrilheiros ─ um vultoso resgate e a libertação de presos políticos ─ foram rechaçadas pelo Goberno e Salustro foi friamente assassinado pelos seus raptores, a 10 de abril, quando a Polícia cercava a casa onde o mantinham cativo.

Van de Panne, que vive na Argentina há quatro anos, é casado e pai de dois garotos gêmeos, de quatro anos. Sua esposa está fora do país.

VIETNÃ: AVIÕES ATACAM PRÓXIMO À FRONTEIRA CHINESA

Saigon, 6 ─ O comando norte-americano anunciou que seus aviões de combate atacaram o território do Vietnã do Norte, ao longo da fronteira chinesa, e destruíram duas estações de radar usadas para guiar projéteis terra-ar contra os aviões estadunidenses.

Em terra, as forças norte-vietnamitas levaram a cabo seu terceiro ataque desde sexta-feira última contra bases governamentais nas mesetas centrais. O Comando de Saigon disse ter sido rechaçada uma investida e que os comunistas deixaram sobre o terreno 130 mortos ─ 100 deles em consequência da ação aérea. Adiantou que as baixas do Governo foram de apenas cinco mortos e 13 feridos.

A NOTÍCIA URGENTE

   Jerusalém, 6 ─ Israel advertiu que responsabilizará pelos assassinatos de seus atletas, em Munique, a todos os países que ajudem direta ou indiretamente aos guerrilheiros árabes, ao mesmo tempo em que solicitou a todos os Governos do mundo que expulsem de seus territórios esses terroristas. O Governo israelense jurou lutar contra os guerrilheiros e disse que "não eximiremos da responsabilidade quem os ajudar..." A primeira-ministra Golda Meir agradeceuao Governo alemão ocidental seus esforços para libertar os reféns israelenses em mãos de seus captores árabes. Manifestou também seu apoio àsão alemã de empregar a força contra os terroristas.

   Roma, 6 ─ Os romanos estão se preparando para o primeiro racionamento de gêneros alimentícios desde a Segunda Guerra Mundial, a ter lugar em consequência da greve das mercearias, açougues e vendedores de frutas, em protesto contra o congelamento dos preços.
   Só os supermercados e mercados municipais abriram ontem e rapidamente viram esgotados seus estoques de carne, fruta e vegetais. "Pelo menos havia espaguetti" ─ disse uma dona de casa.
   O Governo, tentando deter o aumento no preço dos alimentos, congelou há uma semana os preços nesta capital durante 60 dias. Os comerciantes protestam imediatamente e já entraram em choque com a Polícia. Segunda-feira iniciam uma greve de uma semana.

AQUI O MUNDO

   * O Movimento Nacional e Latino-Americano, formado na Argentina por intelectuais peronistas e esquerdistas, pediu ao Governo que normalize suas relações com o Chile, a fim de evitar cumplicidade numa suposta "manobra internacional" que se estaria tramando contra o regime do presidente Salvador Allende. O Movimento solicitou que seja enviado imediatamente de regresso a Santiago o embaixador Juan Teodoro Callac, chamado no mês passa a Buenos Aires.

   * A "Frente Cívica", na qual o ex-presidente Juan Domingo Peron, da Argentina, parece abrigar esperanças políticas, atravessa uma séria crise devido às contradições internas. Segundo os observadores em Buenos Aires, Peron confiava em que a "Frente Cívica de Libertação Nacional" se convertesse numa aliança controlada pelos peronistas, capaz de impor condições ao Governo para as eleições de março de 1973.

   * Começou uma campanha interna na União Cívica Radical, o segundo partido argentino, para designação do seu futuro candidato presidencial, que terá boas perspectivas de se converter no próximo chefe de Estado constitucional da Argentina, depois das eleições de 25 de março de 1973. As eleições internas do Partido se realizarão a 26 de novembro. A página se centraliza em duas figuras: Ricardo Balbin e Raul Alfonsin.

   * A Associação de Entidades Jornalísticas da Argentina condenou o decreto do Governo apreendendo todos os exemplares do último número da revista "Primeira Plana", de tendência peronista. "A medida é contrária à liberdade de imprensa e perigosa como precedente" ─ afirmou a Associação. "O fato de o Governo achar que a revista fazia apologia de fatos delituosos podia justificar a abertura de processos contra os autores e editores responsáveis, mas de modo algum autorizar a apreensão dos exemplares" ─ adiantou.

A PAZ VIAJA DE BICICLETA

Hans Herbrand é jardineiro do Hotel Hilton de Berlim Ocidental. Mas, nas horas vagas, ele faz de bicicleta a propaganda da paz e do bom entendimento entre os povos. Seu desejo expresso é bem simples: "melhorar o mundo". Recentemente, Herbrand tirou dois meses de férias para uma viagem de boa vontade que o levou à Áustria, Suíça, Inglaterra, Bélgica, Lichtenstein, Holanda e República Federal da Alemanha. A cidade de Hamburgo (foto) foi sua última etapa antes de retornar a Berlim. Em quase toda parte ─ disse o jardineiro ─ "fui recebido por altas personalidades, curiosos e às vezes até mesmo por bandas de música". (Impressões da Alemanha).

Diretas

   * A Polícia espanhola identificou o segundo elemento suspeito de pertencer a uma organização separatista basca morto sábado último num tiroteio com as forças de segurança. Segundo os informantes trata-se de Juan Miguel Martinez de Murela Mendizabauj, de 26 anos, um dos principais dirigentes da organização guerrilheira ETA.

   * O Dr. Henry Kissinger, conselheiro do presidente Richard Nixon e uma das mais influentes personalidades de seu Governo, visitará este mês a Unio Soviética e Alemanha Oriental, a fim de conferenciar com a cúpula dirigente daqueles países ─ informou-se em Clemente, Califórnia.

   * A Polícia porto-riquenha trabalha "sem descanso" para esclarecer a morte a tiros de um estudante argentino na Universidade Católica de Ponce.

   * As donas de casa romanas saíram ontem às compras, mas não encontraram muito o que comprar. Quase todo o comércio estava de portas cerradas, no que parece ser o início de mais uma onda de greves na Itália.

   * Os últimos atos de violência "anti-governamental" no Chile são "ações compulsivas" exercidas por "fatores políticos, nacionais e internacionais", segundo declarou em Caracas o presidente do Parlamento latino-americano, Jorge Dager, candidato a Presidencia da Venezuela pelo partido Força Democrática Popular.

   * O presidente Adi Amin, de Uganda, acusou o Governo britânico de estar planejando seu assassinato antes que expire o prazo de 90 dias que deu para expulsar deste país os asiáticos com cidadania britânica.

ATLETA DE SETE MEDALHAS
DEIXA AS OLIMPÍADAS

Munique, 6 ─ O extraordinário nadador norte-americano Mark Spitz empacotou ontem suas sete medalhas de ouro e saiu da Vila Olímpica sob a proteção do Exército alemão.

O sensacional desportista partiu enquanto os terroristas palestinos mantinham como refém 13 atletas israelenses, a pouca distância de seu alojamento.

O nadador foi imediatamente cercado de medidas especiais de segurança, aparentemente pelo fato de ser judeu.

Spitz deu uma entrevista coletiva à imprensa no Centro Olímpico, compareceu a um estúdio de televisão escoltado por três soldados alemães e dali foi para um hotel central de Munique antes de sair para o aeroporto.

Golda Meir Protesta
Contra Agressão

Jerusalém, Munique, Nova Iorque, 6 ─ A primeira ministra israelense, Golda Meir, protestou ontem contra a agressão sofrida pela equipe do seu país nos Jogos Olímpicos, mas não deu qualquer indício de que Israel esteja disposto a atender às exigências dos guerrilheiros palestinos.

A estadista de 74 anos de idade parecia cansada ao se apresentar perante o Parlamento, numa sessão extraordinária. Anteriormente, a Sra. Meir havia consultado o chefe do Estado Maior israelense, general Dabib Eleazar.

"ATO ESPANTOSO"

A Secretaria de Relações exteriores da Grã-Bretanha qualificou de "ato espantoso" o ataque guerrilheiro contra a embaixada olímpica de Israel em Munique.

O primeiro-ministro Edward Heath, que se encontra na Alemanha Ocidental, expressou seu horror diante do fato, que qualificou de "atentado demente".

BRANDT

O chanceler da Alemanha Ocidental, Willy Brandt, viajou de avião para Munique, depois de pedir a todas as nações árabes que colaborem em favor dos reféns israelenses.

Antecipava-se que Brandt interviria pessoalmente nas negociações com os terroristas.

Imediatamente depois de desembarcar no aeroporto de Munique, o Chanceler tomou um helicoptero da Polícia das Fronteiras, seguindo em rumo ignorado. O ministro do interior alemão-ocidental Dietrich Genscher, já havia iniciado negociações com os terroristas.

WALDHEIM

O secretário-geral da ONU, Kurt Waldheim, comentando a agressão de que foi vítima a delegação israelense às Olimpíadas, disse que o "horrendo ato" é "ainda mais lamentável por ter ocorrido na vila olímpica, que representa um dos mais antigos e nobres esforços humanos em favor da amizade, entendimento e reconciliação entre os povos de todo o mundo".

A declaração do Secretário-Geral foi enviada aos 132 governos membros das Nações Unidas.

UM ERRO CRASSO

"Isto não foi apenas um passo em falso, mas um erro crasso por parte dos palestinos" ─ declarou, enfaticamente, o presidente do Comitê Olímpico de Porto Rico, Felício Torregrosa.

O dirigente porto-riquenho comentou que fatos como estes dão a idéia de que "o mundo, enquanto progride assombrosamente no campo da tecnologia, retrocede moralmente com a mesma rapidez".

Guillermo Gozalez Corres, membro do Comitê Olímpico da Colômbia, condenou também enfaticamente a atitude dos palestinos: "Repudiamos o que está acontecendo nessa reunião esportiva da juventude de todo o mundo. O que queríamos era promover a confraternização universal e a paz no mundo".

Pedro Barros Silva, chefe da delegação do Brasil, declarou ser "lamentável que ocorra uma coisa como estas nos jogos que congregam uma juventude inspirada no amor e na liberdade". Barros Acrescentou que "por se tratar de uma questão política, eu, como desportista, sou a favor de que continuem os jogos olímpicos".

EMBAIXADOR

O embaixador George Bush, chefe da delegação norte-americana ante as Nações Unidas, declarou que "não deve haver equívocos nem racionalização" no tratamento com os terroristas árabes que mataram dois israelenses e mantiveram 13 prisioneiros na Vila Olímpica de Munique.

"Falando em meu nome e no de meu Governo, deploro os atos de fanatismo e pirataria desse grupo de bandidos" ─ disse Bush. "Seja qual for o motivo desse horrível incidente, a única reação que pode despertar em todo o mundo é o de sentir ultraje e indignação".
────────────────────
CONSELHO REGIONAL DE

ENGENHARIA ARQUITETURA E

AGRONOMIA

COMUNICAÇÃO

Os dirigentes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, da 9a. Região, têm a satisfação de comunicar aos srs. colegas profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a inauguração da sede própria deste Conselho, à avenida do Imperador, 396, nesta Capital, que terá lugar às 8:30 horas de hoje, oportunidade em que, muito honrados sentir-se-ão com as suas ilustres presenças, para maior abrilhantamento da nossa solenidade.

Fortaleza, 05 de setembro de 1972

A Diretoria

Np n 2440- Ad

────────────────────

VENDEDOR

Excelente oportunidade para quem quer ganhar bem. Oferecemos salário fixo mais comissões e um bom ambiente de trabalho.

Exigimos dos candidatos:
Boa aparência ─ desembaraço ─ carteira de motorista ─ experiência em vendas.

Os interessados podem remeter carta com curriculum vitae e foto 3x4 para VENDEDOR na portaria deste Jornal.

Guarda-se absoluto sigilo.
NP N. 2346 ─ Ad

O Povo, Fortaleza, quarta-feira, 6 de setembro de 1972 

Nenhum comentário:

Postar um comentário