sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

11.04.1969 - D. HÉLDER QUER QUE JOVENS SIGAM EXEMPLO DOS BEATLES


D. HELDER QUER QUE JOVENS SIGAM EXEMPLO DOS BEATLES


MANCHESTER (AP ─ O GLOBO) ─ O Arcebispo Dom Hélder Câmara, do Brasil, conclamou hoje aos estudantes do mundo que se unam aos Beatles em denunciar a sociedade.

"Vocês devem completar a mensagem dos Beatles" ─ disse o prelado a 1300 delegados de 32 paises, num congresso de movimento estudantil em Manchester.

D. Helder, que é arcebispo de Olinda e Recife no Brasil, disse que o grupo de músicas britânicos havia dado um exemplo e agora "jovens colegas dos Beatles protestam contra a forma monstruosa em que vivemos hoje, com nossos falsos valôres, contra a ridícula mecanização de tudo, inclusive do dinheiro".

"Podemos por acaso deixar de entender os "hippies", seus lemas e seus excessos psicodélicos e sua terrível amargura?", perguntou.

"Vocês devem mudar fundamentalmente a norma do comércio internacional, eliminar o neocolonialismo e fomentar o desenvolvimento de tôda humanidade", disse D. Hélder aos estudantes.

Afirmou que o racismo não era somente uma questão de brancos contra negros, mas sim que se trata de que "os negros estão separando-se sistematicamente dos brancos."

Encareceu aos delegados para trabalharem por um mundo multirracional.

Espera-se que o Arcebispo pronuncie um discurso ante uma "convenção de pobres", que se realizará domingo pela manhã em Londres, organizada pelo grupo britânico Hazlemere.

"Estou tentando conseguir a liberdade para nosso povo por meio do Movimento de Pressão Libertadora, declarou anteontem em Londres, D. Hélder Câmara, arcebispo do Recife, segundo entrevista publicada pelo "The London Times", que registra a passagem do prelado por aquêle pais.

Em sua entrevista, D. Hélder declarou que se deve ensinar o povo brasileiro a "lutar pela liberdade" e que o atual Govêrno brasileiro "opõe-se a qualquer mudança no Pais, em nome do anticomunismo".

Depois de acentuar que respeita "aquêles que se pronunciam em favor da violência", D. Hélder salientou que "se nossa Pressão Moral não fôr suficiente, o Govêrno será responsável pelas conseqüências". E acrescentou: "As mudanças deverão ser introduzidas rapidamente se se quiser evitar a revolução pela violência, porque o povo é tão infeliz no Brasil que já se tornou fatalista. Aceita a situação e nela vê a vontade de Deus. Devemos ensiná-lo que deve lutar por sua liberdade".

Ao ser interrogado pelos jornalistas sobre o ataque com metralhadora sofrido pelo Palácio Arquiepiscopal do Recife, D. Hélder esforçou-se em minimizar o fato, e afirmou: "Encontrava-me então em minha residência e acredito que ninguém queria prejudicar-me".
"Padre turbulento"
"The Guardian", jornal liberal destaca a presença de D. Hélder na Inglaterra, onde foi pronunciar conferências para os estudantes de Londres e Manchester, com o título: "O mais turbulento dos patres".

O jornal acrescenta que o prelado foi a Manchester "para falar de pobreza a um congresso de estudantes porém sua verdadeira mensagem é a revolução para todo o mundo".

George Harrison e sua espôsa Pattie deixam o tribunal da cidade de Walton, a 31 de março último, após pagarem, cada um, quantia equivalente a 2.400 cruzeiros novos por posse de maconha.

Logo após posarem nus para a capa de um dos discos dos "Beatles", John Lennon e Yoko Ono foram presos, a 18 de outubro de 1968, acusados de fumar maconha e dificultar a ação policial.

O Globo, sexta-feira, 11 de abril de 1969

Nenhum comentário:

Postar um comentário