sábado, 6 de fevereiro de 2016

10.08.1934 - O «Brazilian Clipper» a caminho do Rio



O «Brazilian Clipper» a caminho do Rio
Será baptizada pela Sra. Getulio Vargas a gigantesca aeronave

O "Brazilian Clipper", que trará ao Brasil, na sua viagem inaugural, figuras eminentes da sociedade americana

Vae ser inaugurado, nas linhas aereas do Brasil, um dos mais gigantescos aviões até hoje fabricado para o transporte de passageiros e cargas. Essa nova unidade, que virá dar maior impulso á aeronautica commercial no nosso paiz, pertence á frota da Panair. E' o formidavel hydro-avião Sikorsky S-42, que está em Miami, na base da empresa, prompto para levantar vôo com destino ao Rio de Janeiro, onde terá logar o seu baptismo official. A madrinha da nova aeronave, que receberá o nome de "Brazilian Clipper", será a Sra. Darcy Vargas, esposa do presidente da Republica.

De accordo com as ultimas informações, recebidas, o possante quadrimotor deixará Miami com declino ao Rio de Janeiro e Buenos Aires, em 16 de agosto, em viagem especial. Somente mais tarde será estabelecido o seu itinerário e horarios normaes, na linha rapida de passageiros Estados Unidos-Brasil-Uruguay-Argentlna.

Nessa viagem especial, anterior no seu baptismo, o "Brazilian Clipper" conduzirá apenas 24 passageiros, to-
(CONTINÚA NOUTRO LOCAL)

O "Brazilian Clipper" a caminho do Rio
____________
(CONTINUAÇÃO DA 1ª PAG.)
dos elles personalidades de destaque nos circulos sociaes, politicos e commerciaes dos Estados Unidos.

O itinerario organisado para essa viagem será o seguinte:

Agosto 18 — Chegada o Belém do Pará; dia 19 — Belém do Pará-S. Luiz do Maranhão-Natal-Cabedello (João Pessôa); dia 20 — Cabedello-Bahia-Rio de Janeiro; dias 21 e 22 — Rio de Janeiro (baptismo official); dia 23 — Rio de Janeiro-Porto Alegre-Montevidéo-Buenos Aires; dias 24 e 25 — Buenos Aires; dia 26 —Buenos Aires-Montevidéo-Porto Alegre-Rio de Janeiro; dia 27 — Rio de Janeiro-Bahia-Cabedello; dia 28 — Cabedello-Natal-S. Luiz do Maranhão; dia 29 — Partida de Belém para Miami.

Tratando-se de uma viagem feita exclusivamente para cerimonia do seu baptismo, o grande apparelho de 19 toneladas, o maior até hoje construido nos Estados Unidos, não transportará encommendas e malas postaes, e somente escalará nos portos acima referidos para fins de abastecimento e pernoite.

Com a entrada em serviço regular desse gigante dos ares e de mais dois apparelhoos gemeos cuja construcção está sendo apressada nos estaleiros de Bridgeport, nos Estados Unidos, o tempo das viagens entre as cidades servidas pela Panair será enormemente encurtado, o que representa uma grande vantagem para o progresso material e intellectual do paiz.

Jornal A Noite, Rio de Janeiro, sexta-feira, 10 de agosto de 1934

Nenhum comentário:

Postar um comentário