sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

23.03.1937 - PISTONE será posto em liberdade?


P I S T O N E
Será posto em liberdade?


O autor do conhecidissimo "crime da mala" vae ser julgado novamente, motivo pelo qual já foi transferido da Penitenciaria para a Cadeia Publica

Reconstituição do celebre "crime da mala"

José Pistone!
Esse nome apparece em todo o Brasil como o de um criminoso nato, com a personificação de um tarado brutalissimo. O "crime da mala", de que foi elle o personagem agente e principal, fel-o conhecidissimo em todos os recantos afastados do paiz. Tomo mundo leu com attenção as columnas e columnas que a imprensa dedicou ao monstruoso facto. Os mais insignificantes pormenores não foram esquecidos pelos chronistas policiaes e nem deixaram os desenhistas de reproduzir os pedaços mais arrepiantes da tragedia.

Pistone é um monstro! Assassinou Maria Féa, sua desgraçada esposa, e depois, para que o tremendo delicto ficasse impenetravel ás investigações policiaes, retalhou o cadaver em todas as suas articulações, deixando o tronco separado de todos os membros. O epilogo da façanha sinistra ─ aquelle detalhe que deu maior popularidade ao crime ─ é por todos conhecido: Pistone, fria e insensivelmente, no desespero de occultar ao mundo o seu misero procedimento, metteu os despojos da pobre mulher dentro de sua mala de viagem, que fechou muito bem, para fazer crer que a mesma continha roupas.
CONDEMNADO A 30 ANNOS
José Pistone encarnava então a figura de um criminoso barbarissimo. Foi preso. Quando respondeu ao primeiro jury, recebeu a sentença que o condemnava á pena maxima ─ 30 annos de prisão celular. Houve appellação e elle foi, condemnado novamente, desta vez a 26 annos e meio de prisão. Mais tarde essa sentença era confirmada pelo Supremo Tribunal. E José Pistone foi para a Penitenciaria do Estado, onde até agora permaneceu. Seu nome ficou gravado em todos os cerebros, e quando se queria alludir a um assassino infame recordava-se a sua figura tenebrosa.

Na prisão elle decepcionou a todos quantos o julgavam mau. Quieto. Obediente. Pacifico. Um dos detentos mais exemplares que já foram recolhidos ao grande e modelar estabelecimento presidiario do Carandirú. Pistone grangeou a estima e a compaixão de todos os funccionarios da casa.

Sua attitude calma tem muito de mystica e de ascetismo. Muitos que foram á Penitenciaria tiveram opportunidade de vel-o de mãos cruzadas ao peito, immovel, o olhar vagueando ao longe, como que imerso num sonho longinquo. Alheiado de si mesmo. Indifferente a tudo. Conformado.
VAE SER JULGADO DE NOVO
Agora, transcorridos os annos, surgiram duvidas quanto á execução do crime e outra feição foi emprestada ao caso, attribuindo-se a Pistone o crime de profanação de cadaver, unicamente. Pensam que elle não assassinou Maria Féa, cuja morte teria sido natural. Apenas cortou o cadaver e atirou-o aos pedaços dentro da mala, para evitar que o publico soubesse da morte e o tomasse como responsavel por ella. A historia, ninguem terá duvidas em reconhecel-o, é um tanto exquisita.

No entanto, um advogado da capital, baseado nessa argumentação, interpôz recurso em favor de José Pistone. Tal recurso foi tomado em consideração, sendo annullado o ultimo julgamento.

Nessas condições, Pistone vae entrar em novo jury, muito brevemente, e para isso já foi transferido da Penitenciaria para a Cadeia Publica, onde está aguardando a hora de ouvir a terceira sentença, que decidirá sua sorte.

A Rainha e as princezas da cidade visitarão o sr. Prefeito Municipal

Prosseguindo a tradicção, a reinha e as dez princezas eleitas no concurso da Mi-Carême, visitarão, amanhã, o sr. Fabio Prado, governador da cidade.

Essa visita tem um significado especial. Symbolizará a homenagem das jovens que nas lojas, nos escriptorios, nas officinas contribuem para o progresso e a grandeza da metropole engrandecida e embellezada pelo illustre administrador, ao chefe do executivo municipal.

Tentou incendiar a residencia do ex-patrão
A Maria Emilia ia provocando uma catastrophe,
que foi em tempo evitada

O sr. Edmundo Vuneusteng, residente á rua Augusta, 1.902, ás 22 horas de hontem, telephonou ao delegado de serviço na Central, dr. Cordeiro Galvão, communicando-lhe o facto deveras interessante. Graças á sua agilidade e um pouquinho de sorte ─ disse elle ─ havia evitado que sua casa ardesse em chammas e fosse possivelmente destruida, pois umas de mulher perversa ateara-lhe fogo.

A autora da proeza era a Maria Emilia, moradora á rua Frei Caneca, 129. Tendo sido empregada da familia de Edmundo, até hontem, Maria se despediu por causa de uma questão qualquer. A moça costumava dormir num aposento do domicilio dos patrões, sito no porão da casa.

Os motivos que a fizeram perder o emprego encheram-na de indignação. E Maria Emilia architectou uma vingança terrivel.

Dirigiu-se á residencia da rua Augusta, que ella conhecia tão bem, á hora referida no inicio destas linhas, e encaminhando-se ás escondidas até o porão. Alli se achavam colchões, lençóes, cobertores e diversos outras roupas.

Maria Emilia amontoou todas essas coisas, antegosando os resultados de sua attitude má, e depois riscou varios phosphoros, pondo fogo na "moamba".

Vendo as labaredas se expedirem com voracidade, Maria Emilia sahiu correndo e ganhou a via publica, fugindo.

Seus passos, porém, produziram ruido. Edmundo percebeu que algo de anormal se passava. Desceu rapidamente aos baixos do predio, depois de ter perseguido sem nada conseguir, o vulto que fugia, e constatou então que era preciso agir com a maxima presteza, no sentido de apagar o fogo. Si fosse chamar o Corpo de Bombeiros demoraria muito.

E elle mesmo, a poder de baldes d'agua, dominau as chammas ameaçadoras.

Quanto a ex-empregada, nem cheiro della. Maria Emilia desejava decerto que todos morressem torrados...

O dr. Cordeiro Galvão tomou nota do facto, para providenciar.

IRÁ AO RIO O GOVERNADOR DO MARANHÃO

RIO, 23 (BAND.) ─ Chegará brevemente a esta Capital o sr. Paulo Ramos, governador do Estado do Maranhão.

Sua partida está marcada para amanhã.

UMA DESLUMBRANTE FESTA CARNAVALESCA
S. Paulo assistirá no proximo sabbado um espectaculo que se repete de anno em anno ─ Os clubes que tomarão parte do cortejo da Rainha da Cidade ─ A participação da banda de musica da Guarda Civil

Augmenta dia a dia o interesse pela grande festa popular que, no proximo sabbado de Alleluia, transformará as ruas centraes da capital numa succursal da... Momolandia.

O cortejo da rainha e das princezas da cidade, eleitas no concurso que esta folha promoveu afim de premiar as virtudes moraes e physicas das jovens que labutam no commercio, nas officinas, nos escriptorios e nas repartições publicas, graças á cuidadosa organisação, promette ultrapassar todas as expectativas.

Numa rapida e imprecisa visão do que será este cortejo, vamos dar aqui alguns detalhes da sua constituição.

Á frente, montados em bellos cavallos, teremos a commissão do Club dos Tenentes do Diabo, a mesma "commissão de frente" que tomou parte no desfile da terça-feira gorda, quando aquelle clube alcançou, brilhantemente, a primeira collocação, consagrando-se campeão de 1937.

A seguir, a brilhante banda de musica da Guarda Civil, com seu effectivo completo, annunciará ao povo paulistano a passagem da nova soberana. A participação daquella philarmonica na grande festa da mocidade e da belleza, é mais um titulo de garantia. Devemos essa gentileza ao sr. tenente-coronel José da Silva, distincto commandante daquella milicia e que a tem dirigido com tanta eficiencia. Este gesto revela o quanto a Guarda Civil se interessa para a alegria e o bem estar da população.

Logo a seguir, virá o deslumbrante carro allegorico. A rainha, senhorita Rosa Maria Lorange, cercada pelas dez lindas princezas, estará sentada no throno do Belleza e da Graça da cidade dos arranha-céus.

Depois... Bem, isso fica para logo mais. Hoje vamos dar, apenas, a lista dos gremios carnavalescos que formarão no cortejo da Mi-Carême.

RANCHOS:
  Diamante Negro.
  Juventude Nacional
  Conjuncto Alegre.

CORDÕES:
  Geraldinos.
  Campos Elyseos.
  Vai-Vai.
  Victoria Paulista.
  Cravo Vermelho.
  Marujos Paulistas.
  União do Bom Retiro.

BLOCOS:
  Bahianas Teimosas
  Bandeirantes.
  Desprezados Carnavalescos.
  Bloco das Caprichosas.

ESCOLA DE SAMBA
  Primeira de São Paulo

Após a apuração final, os "cabos" eleitoraes festejam a victoria das respectivas candidatas, vendo-se em primeiro plano as onze vencedoras do grande pleito da "Mi-Carême"

Diplomas para a rainha e as princezas da 4.ª Mi-Carême

Dentre os premios a serem offerecidos á rainhas e ás princezas eleitas no concurso da 4.a Mi-Carême, distinguem-se pelo seu alto significado os artisticos pergami- que serão offerecidos ás concorrentes victoriosas ─ testemunhos de virtude de belleza espirito e coração.

"AS MAIS LINDAS PAULISTAS" VISITARAM OS JORNAES DA CAPITAL

Conforme foi annunciado, a rainha e as dez princezas da cidade realizaram hontem á noite uma visita de cordealidade ás redações de varios jornaes da Capital.

Os nossos collegas de "O Estado de São Paulo", da "Folha da Manhã", do "Fanfulla" e de "O Dia", receberam gentilmente as gentis realezas que, por intermedio daquellas folhas, saudaram a população, de cuja belleza, graça e gentileza são dignas representantes.

O baile da coroação da soberana dos paulistas

Como fecho de ouro do grande certamen que ha mais de um mez vem interessando a cidade toda, realizar-se-á sabbado, após o grande desfile allegorico, a coroação da Rainha da cidade, senhorita Rosa Maria Lorange.

A cerimonia realizar-se-á durante o grande baile que o Centro Paulista dos Funccionarios Publicos realizará, naquella noite, nos luxuosos salões do Club Commercial.

Esta festa, cuidadosamente organizada, promette constituir o maior acontecimento social dos ultimos mezes.

"A FLUMINENSE" OFFERECE UM LINDO TAILLEUR DE CASIMIRA

Um novo e lindo premio temos hoje a noticiar. Trata-se de um moderno e elegante tailleur confeccionado sob medida, em optima casemira, offerecida pela secção de senhoras da conhecida alfaiataria "A Fluminense", luxuosamente estabelecida á rua Direita n.o 23, com telephone 2-6271.

Essa rica toillete que promette agradar immensamente á sua feliz possuidora, será uma creação original do conhecido modista Amadeu ─ o creador de modas para as damas mais elegantes da

UM CONJUNTO MUSICAL "DO BARULHO"

O conjunto typico do "Cordão Geraldino"

O conjuncto musical carnavalesco do Cordão Geraldino, campeão na sua cathegoria, do Carnaval de 1937, muito contribuiu para o brilho e a animação da penultima apuração do nosso concurso, realizado sabbado.

Com seus sambas, batuques e jongos, esse interessante quarteto realmente "do... barulho", realizou uma audição que agradou plenamente as dezenas de pessoas que enchiam as dependencias da nossa redação, sendo bastante applaudido.

Uma artistica estatueta offerecida pela Casa Bevilacqua

Mais um interessante e artistico premio para a Mi-Carême será o que a Casa Bevilacqua, tradicional estabelecimento da rua Direita n.o 13, phone 2-0491, estabelecimento especializado em planos, vitroias, radios, musicas e discos, offerecerá.

Os srs. J. Carvalho & Cia., proprietarios daquella casa, acabam de officiar á commissão executiva do concurso, offerecendo uma moderna, original e artistica estatueta em metal plastico ─ um finissimo adorno para qualquer residencia.

Está sendo ultimado o carro da rainha

No barracão da rua dr. Ubaldino do Amaral n.o 15, estão sendo terminados os trabalhos da confecção do bello carro allegorico que no cortejo de sabbado de Alleluia conduzirá a rainha e as dez princezas da Mi-Carême.

Essa tarefa está a cargo de Brandão, o conhecido scenographo que, com seus carros, fez com que o Club dos Tenentes do Diabo fosse consagrado campeão do ultimo carnaval.

O carro, que medirá quinze metros de comprimento, será de deslumbrante effeito.

O premio da Casa das Meias

A Casa das Meias, o elegante magazine da Praça do Patriarcha, esquina São Bento, com telephone 2-2524, com filiaes em Santos e no Rio de Janeiro, acaba de officiar á commissão executiva do concurso da Mi-Carême, pondo á sua disposição, afim de serem offertados ás vencedoras do nosso concurso, seis finos pares de meia de seda marca "Paulista".

O offerecimento da Casa das Meias, que pode se orgulhar de possuir uma princeza da cidade ─ a gentil senhorita Alayde Corazza, funccionaria daquelle estabelecimento ─ muito agradará, por certo, ás lindas jovens vencedoras.

As instruções para o pleito de 3 de janeiro

Rio, 23 (Band) ─ O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, solicitou grande urgencia para a terminação das instruções relativas ao futuro pleito de 3 de janeiro do proximo anno.

Correio de São Paulo, São Paulo, terça-feira, 23 de março de 1937

Nenhum comentário:

Postar um comentário