terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

26.09.1982 - Editores julgados amanhã na 5ª CJM


Editores julgados amanhã na 5ª CJM
Na auditoria da 5ª Circunscrição Judiciária Militar de Curitiba, amanhã, às 14 horas, começa o julgamento dos editores Aluizio Palmar, Adelino de Souza e Juvêncio Mazarollo, do semanário "Nosso Tempo", de Foz do Iguaçu, incursos no artigo 14 da Lei de Segurança Nacional. Os editores são acusados de divulgar "notícia falsa ou tendenciosa, ou fato verdadeiro truncado" e processo 10/81 está baseado em matérias publicadas no período de janeiro a abril de 81, naquele semanário, denunciando torturas nas prisões de Foz do Iguaçu e descuidos na administração pública, além de reportagens sobre movimentos populares.

Os acusados estão sendo defendidos pelos advogados Técio Lins de Lima, do Rio de Janeiro, José Carlos Dias, de São Paulo e pelo Paraná, Wagner D'Angelis e René Dotti, além de Antonio Moreira, de Foz do Iguaçu. O juiz auditor será Darcy Ricetti e o promotor, o procurador militar Péricles Aurélio Lima de Queiroz. Serão testemunhas de acusação: coronel João Guilherme Labre, comandante do 34º Batalhão de Infantaria de Foz do Iguaçu, o prefeito de Foz, Coronel Clóvis Vianna e o juiz criminal João Kopytowski. Testemunham a favor, entre outros: o deputado Nelton Friedrich, o pastor Werner Fuchs e o advogado Adolpho da Costa, de Medianeira. Os editores poderão ser condenados de seis meses a cinco anos de prisão.
QUESTÕES LOCAIS
Segundo Wagner D'Angelis, os advogados de defesa pretendem comprovar, durante o julgamento, que as matérias são de opinião e não falsas ou tendenciosas. "Vamos alegar que, se houve exageros nas publicações citadas, eles deveriam ser julgados pela legislação ordinária, que é a Lei de Imprensa e jamais pela LSN", diz advogado. D'Angelis espera que o "bom senso da auditoria militar absolva os editores" já que as denúncias têm aspectos basicamente locais, "em nada afetando a segurança nacional".

O Estado do Paraná, domingo, 26 de setembro de 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário