quarta-feira, 29 de junho de 2016

12.08.1987 ─ Pois é isso, Juca



João Saldanha

Pois é isso, Juca

Peço licença ao Juca Kfouri para utilizar seus números do Placar e que fazem a estatística de público dos campeonatos. Sentem na cadeira mais próxima para não cair de bunda no chão. Lá vai: campeonato paranaense: 2.448 pessoas por jogo. E o Onaireves (Severino ao contrário) bota uma banca enorme. O gaúcho é melhor e talvez o senhor Hoffmeister se orgulhe do seu resultado: 2942 pessoas em média por jogo. Oba! É massa. Deve ser exatamente por isto que o Grêmio e o Internacional a toda hora vendem um craque. O campeonato mineiro ganha do gaúcho: 3148. Fantástico! Acho que o Mineirão está superado. Deve ser construído outro estádio. Onde meter a enchente de massa que assiste aos jogos do campeonato mineiro? Ah... mas temos ainda Rio e São Paulo. O Rio, do Maracanã, e o São Paulo, do Morumbi. Está bem. No Rio a média é de 6637 e em São Paulo de 7083. Êta ferro! Pois no paredão da praia, nas duas linhas de fundo e na beira d'água, já pusemos mais de dez mil. Chile 4 a 0.

O que me admira é a impunidade de a desfaçatez com que estes homens que assaltaram o poder do futebol fizeram leis que nem gangsters de Chicago fariam. Conduzam os clubes à falência, apresentem contas de vinte milhões de dólares no México, apresentem contas do mais pródigo gastador de Córdoba, onde também gastamos mais do que todos os outros juntos. Inclusive os argentinos e uruguaios. E ninguém vai preso? E mais ainda, a falta de pudor e vergonha de ir a Brasília pedir a cabeça dos homens que querem que o futebol volte a trilhar o caminho das vitóris? Pois é, Juca. Eles estão soltos. É sim, soltos! Corrompem brutalmente, associam-se a qualquer grupo de marginais que mandam e desmandam no esporte brasileiro. Inverteram tudo. Compraram escandalosamente os votos a seus igualmente corruptos eleitores. Acabaram com os esportes olímpicos dentro dos clubes, que ficaram sem dinheiro para sustentá-los. Agora por exemplo, devemos nos contentar com o terceiro ou quarto lugar, brigando com o México longe, muito longe dos primeiros? Nós que somos o 8º país do mundo em produção? E aqui na América onde temos esta melancólica participação naqueles jogos, somos o segundo em produção bruta, o segundo em população, o segundo em estádios, o primeiro em verbas para os esportes? Pois é, Juca. Os bandidos estão no poder nos esportes. Trata-se de mandá-los embora. Para sempre. E você sabe de uma coisa? O único equívoco do Clube dos 13 é não convidar Pernambuco, Paraná e Goiás. Mas sabe de uma coisa? Não espalha hein? Fica só entre nós: um proeminente membro do Clube me disse que topa os dezesseis.

Mais você tem razão em alertar para a manobra da CBF com os tais grupos verde, amarelo, azul e branco. São 64 clubes disputando um campeonato cuja média atual de arrecadação é de menos de 2000 pessoas por jogo. Nós não podemos permitir que estes indivíduos se locupletem vivendo às custas do esporte brasileiro. E sabe de uma coisa, Juca? Cada dia aumenta mais o número de poderosos aliados da luta do Clube dos 13.

Jornal do Brasil, quarta-feira, 12 de agosto de 1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário