sábado, 4 de junho de 2016

29.06.1934 ─ Um espetáculo inédito aos porto-alegrenses



Um espetáculo inédito aos porto-alegrenses


Em demanda de Buenos Aires, voará hoje, pela primeira vez, sobre Porto Alegre, o Graf Zeppelin

ALGUNS INFORMES SOBRE O DIRIGÍVEL PARA PASSAGEIROS

Quando, no outomno de 1933, o dirigivel "Graf Zeppelin" regressou a Friedrichshafen de volta de sua ultima viagem á America do Sul, ligada a uma visita á Exposição Universal de Chicago, com aquella sua viagem elle tinha completado a sua quinquagessima travessia do oceano. Desde que o "Graf Zeppelin" fez a sua primeira travessia do oceano haviam, então, decorrido apenas 5 1|2 annos, pois a primeira viagem do dirigivel foi levada a effeito a 18 de setembro de 1928. Durante esse periodo de quanto delle foi exigido. Graças ao serviço regular de aéro-navegação do "Graf Zeppelin" ao Brasil, ou seja, ao serviço chamado sul-americano, a duração de uma viagem entre a Europa e a America do Sul passou a ser reduzida, de 3 ─ 3 semanas, para 3 ─ 4 dias. Da Allemanha uma pessoa pode fazer uma viagem de tres semanas á America do Sul, a qual, deduzidos os sete dias necessarios para a viagem de ida e volta, lhe permittirá uma permanencia, na America do Sul, de 14 dias uteis, completos. Em comparação a uma tal acceleração do trafego, bem se pôde classificar de mais que barato o preço perante a "All Peoples Association", em Londres, os seus futuros planos referentes ao serviço de transporte de passageiros por dirigiveis. Segundo as suas declarações, o alvo por elle visado á conseguir o desenvolvimento de tres carreiras transatlanticas, servidas por dirigiveis. Uma destas linhas será a continuação do serviço, já effectuado pelo "Graf Zeppelin" entre Friedrichshafen e o Rio de Janeiro, a segunda linha deverá ser do Rio de Janeiro á Europa via Washington e a terceira da Norte-America, provavelmente de Washington para um ponto de entroncamento do serviço de aéro-navegação.

O dirigivel allemão Zeppelin, que hoje passará por esta capital em demanda do Rio de Janeiro. Ao alto ─ O capitão Ernst Lehmann, piloto-mór do dirigível. Ao alto ─ A' esquerda ─ Sir Hubert Wilkins, famoso explirador inglez, que já viajou naquelle apparelho. Em baixo ─ O engenheiro dr. Hugo Eckner, constructor do "Conde Zeppelin"

Jornal A Federação, sexta-feira, 29 de junho de 1934

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