domingo, 5 de junho de 2016

30.08.1989 ─ América tricampeão 89



América tricampeão 89

O América precisava apenas de um empate. E soube conduzir as ações até atingir o objetivo que lhe garantiu ontem de noite, no Machadão, o título de tricampeão Estadual de 1989, ao empatar de 0x0, com o ABC, a quem interessava uma vitória para adiar a decisão do Campeonato. No primeiro tempo, o ABC bem que tentou, a todo custo, conseguir um gol. Forçou as melhores ofensivas, enquanto o América se aproveitava para desfachar contra-ataques perigosos.

No segundo tempo, o América iniciou uma enervante provocação para forçar o empate, tentando truncar o jogo e evitar que o ABC conseguisse fazer o gol desejado.

Dos jogos disputados nas decisões dos três turnos, onde o América ganhou dois (o 1º e o 3º) e o ABC um (o 2º), foi o mais movimentado. Principalmente no primeiro tempo, onde as duas melhores jogadas partiram dos pés de Demair, num chute violento, de fora da área, e João Carlos, que sempre comandou as melhores ações ofensivas.

O jogo chegou a ser disputado com uma certa rispidez, onde o árbitro Ulisses Tavares da Silva, da Federação Paulista, distribuiu apenas dois cartões amarelos (Sandoval e Medeiros). Mas, na fase final, a situação ficou mais tensa, com mais três cartões (Edmilson, Ari Spadella e Alciney), culminando com a expulsão de Ari Spadella, o que prejudicou o ABC.

No final, o técnico Ferdinando Teixeira tirou Baíca e colocou Fábio, para em seguida promover a entrada de um zagueiro, Edson, para o lugar do ponta-esquerda Casquinha. Aí, foi só segurar o jogo e garantir o tricampeonato.

ABC: Abelha, Vilson Cavalo, Estevam, Ari Spadelle e Nonato; Alciney, Alencar, Odilon (Escurinho) e João Carlos; Sandoval (Batata) e Zinho.

América:  César; Baeca, Medeiros, De Leon e Soares; Demair Indio, Lico e Baíca (Fábio); Casquinha (Edson) e Edmilson.

Renda: NCz$ 44.727,00; público pagante: 9.078 pessoas.

Pela tabela divulgada pela CBF, ABC x América jogam dia 9 de setembro na abertura do Campeonato Brasileiro da Divisão Especial, pelo grupo "E".

Pelo mesmo grupo o Baraúnas joga com o Treze, da Paraíba. No mesmo dia em João Pessoa.

Diário de Natal, quarta-feira, 30 de agosto de 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário