domingo, 12 de junho de 2016

15.05.1946 ─ Copa do Mundo em 48, no estádio da cidade



Copa do Mundo em 48, no estádio da cidade
A Prefeitura retomará os estudos dos projetos

A C. B. D., no Congresso de Luxemburgo, pleiteará o adiamento do Campeonato Mundial de Football ─ Avistou-se com o prefeito o Sr. Antonio Avelar, presidente do América F. C. ─ Nos terrenos do Derby Club

A construção do estádio da cidade é assunto que vem sendo debatido há muitos anos, não só pelos dirigentes desportivos como pelas autoridades governamentais.

No Rio há dois estádios, construídos há muito tempo, os do Vasco e Fluminense, mas cujas lotações e condições gerais estão bem longe do estádio municipal do Pacaembú, em São Paulo e dos existentes em Buenos Aires.

Mais do que nunca tornam-se urgentes providências para a construção do estádio da cidade.

Em 1947 ou 48 serpa realisado no Brasil a Copa do mundo, o Campeonato Mundial de Football, sensacional certame que reunirá scratches de vários países da América e da Europa. Esses jogos solicitam um estádio no Rio de Janeiro ou a ampliação das praças de desportos do Vasco e Pacaembú.

Derby Club, o local ideal

Caberá à Prefeitura, com ou sem o auxilio financeiro do govêrno federal, construir o estádio da cidade. E depois de longos estudos, ficou indicado o local da praça de desportos do Rio, os terrenos do antigo Derby Club, na Avenida Maracanã.

Antes a Prefeitura havia examinado outros locais para erguer o estádio municipal, colocando de lado a escolha do atual Campo de São Cristóvão.

Ficou entretanto decidido que o estádio seria construído nos terrenos do antigo Derby Club. O assunto fôra estudado pelo Ministério da Educação, mas transferida para a Prefeitura a solução concreta.

Foram traçados os planos de construção. Tanto assim que uma comissão, constituída pelos senhores Antonio Avelar, Carlos Martins da Rocha e Rafael Galvão iniciaram os estudos dos projetos do estádio da cidade. Com o tempo, tudo ficou abandonado.

Jornal A Noite, sexta-feira, 15 de março de 1946

Nenhum comentário:

Postar um comentário