segunda-feira, 28 de março de 2016

25.03.1974 - David Bowie sábado no Anhembi

FOLHA DE S. PAULO
São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1974
David Bowie, apontado "o rei do grupo do Rock", exibe-se sabado proximo no Anhembi.

David Bowie sábado no Anhembi

Em 1971, apareceu em Londres no album "Hunky Dory", de David Bowie. Era uma nova edição do album, que antes passará desapercebido ao grande publico e da critica. Dessa vez, fez sucesso. E a partir de então Bowie que estava se apresentando no Anhembi não parou de fazer sucesso.

Antes, fizera parte de um conjunto, os Buzz, que surgiu um pouco na cola dos conjuntos de "blues" existentes na época. Depois do sucesso de "Humky Dory", Bowie fundou um conjunto novo, "Spiders From Mars" (Aranhas de Marte), que logo estourou no cenario musical inglês, e, sem demora, no cenario internacional.

Hoje, alguns criticos dizem, de Bowie, que "é a maior expressão musical inglesa desta decada"; ou "é o novo Elvis Presley", ou "o rei do grupo de Rock", ou "o inquietante novo rei do rock".

O MENINO DE BRIXTON

Um crítico recentemente disse: "Um concerto de David Bowie não se compara a nenhum outro. No palco, esplendidamente vestido, David move-se com fascinante graça animal, enquanto os sons hipnoticos da guitarra cosmica de Mick Ronson ecoam por todo o teatro. E quando a agudeza de voz fria de David se eleva pelo auditório, até os mais cansados filosofos do rock não podem deixar de ser presos pelo drama visual que se desenrola. Este é então David Bowie, o homem que agarrou a musica pelo pescoço e arrastou-a para uma nova era."

Como os Beatles, que vieram timidamente de Liverpool, Bowie tambem timidamente veio de Brixton, uma região suburbana de Londres. E, como os Beatles, foi para a cidade grande cheio se ideias novas, cheio de vontades novas. Ele que na verdade se chama David Jones, teve de ingressar no mundo artistico com outro nome, Bowie, para não se fazer confundir com xará que começava a fazer grande sucesso ─ Davey Jones, na epoca com o conjunto Monkees.

Não obtendo logo um sucesso de publico e critica, Bowie resignou-se a trabalhar em carater mais ou menos privado, em seu laboratorio musical ─ instalado em sua propria casa em Kent ─ e foi ai que desenvolveu suas pesquisas e inovações.

Nessa epoca ─ fins de 69, começo de 1970, cercou-se de uma pequena mais muito fertil comunidade artistica, e todos trabalhavam no laboratorio.

NOVOS ELEMENTOS DE ROCK

As pesquisas de Bowie revelaram-se frutiferas. Rapidamente, ele incorporou ao rock novo, que já cultivava, elementos até então ineditos, como a mimica e um mais variado e policromico jogo de cena.

De toda uma complexa mistura que foi aos poucos sendo enriquecida, surgiu Bowie como espetaculo, coexistindo e sobrepondo-se talvez ao Bowie dos discos.

Não admira que ele seja, hoje, um dos astros de rock mais solicitados para espetaculos em todo mundo. Foi um dos precurssores da pintura no rosto, das cores extravagantes e de todo um conjunto de elementos que compõem o rock espetaculo que leva as multidões ao delirio.

Para sua apresentação em São Paulo, no proximo sabado, o local estabelecido foi o Anhembi, atendendo já a uma previsão de enorme afluencia de publico.

Folha de São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário