domingo, 13 de março de 2016

24.01.1930 - Está fundado o São Paulo F.C., com elementos do Palmeiras, S. Bento e Paulistano

DIARIO NACIONAL ─ SEXTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 1930


Está fundado o São Paulo F.C., com elementos do Palmeiras, S. Bento e Paulistano

O novo club vae ser mais um titan para a divisão principal da Apea

Ha dias o DIARIO NACIONAL noticiou o andamento das negociações tendentes a fundar os ex-gremios lafeanos, Palmeiras, São Bento e Paulistano, este com os remanescentes da sua extinta secção de futebol.

Agora, podemos confirmar, em suas linhas geraes, a nossa notícia.

Está fundado o novo clube: o S. Paulo F.C. e destinado a tornar-se uma força considerável no mundo futebolístico.

Acham-se ligados a elle pessoas de destaque nos meios sociaes e esportivos, que promettem transformarl-o numa verdadeira potencia, a fazer sombra aos grandes clubes paulistas.

Esperemos que assim seja!

A FUNDAÇÃO DO NOVO CLUBE

Hontem, no escriptorio do sr. Tobias de Barros, á praça da República, realizou-se uma reunião de representantes daquelles clubes. Segundo conseguimos apurar, estiveram presentes os srs. João Cunha Bueno, Luiz de Barros, Caio Luiz Pereira de Souza, Clodoaldo Caldeira, Firmiano Pinto Filho e outros do Paulistano; Odilon Ferreira, Aristides Macedo Filho, Lauro Gomes e outros, do São Bento, e Nevio Barbosa, dr. Martins Costa, dr. Caldas e outros, do Palmeiras.

Foi uma reunião amistosa, que se prolongou até perto das 24 horas. Foram abordadas varias questões. Dentre o resolvido, elegeram a primeira directoria, da qual fazem parte o dr. Edgard de Souza, superintendente da "Light", como presidente, e Zuzu da Cunha Bueno, como thesoureiro. O sr. Fritz de Souza Queiroz, tambem occupa um cargo bem como outros esportistas. Essa directoria depende do "referendum" da assembléa que se realizará no próximo sábado. Foi ainda nomeada uma commissão para elaborar as bases dos estatutos. Dessa commissão fazem parte seis esportistas, sendo dois representantes de cada clube. Quando ao desenho do uniforme do gremio a surgir com a fusão em estudo, deverá ser escolhido em concurso entre nossos mais notaveis artistas. Como principio, serão adoptadas as côres do São Bento, Palmeiras e Paulistano, isto é, azul, branco, preto e vermelha.

A respeito dos jogadores, já ha compromisso formal da maioria dos actuaes elementos dos gremios em apreço, notadamente de todos do Paulistano, para defenderem o pavilhão do grêmio a surgir.

Sobre o campo, serão reunidas as actuaes praças de esportes do S. Bento e Palmeiras, de modo a haver terreno para a construcção de um verdadeiro estádio. E, segundo o pensar dos esportistas á frente do presente commettimento, o estádio em questão ficará prompto dentro em breve tempo, de modo que ainda servirá para o campeonato do corrente anno.

Sabado, 25, haverá a assembléa que tratará, em definitivo, da organização do novo gremio.

Essa data é a commemorativa da fundação da cidade, como se sabe. Dahi, a razão da escolha desse nome, S. Paulo F.C..

DIÁRIO NACIONAL, sexta-feira, 24 de janeiro de 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário