sexta-feira, 22 de abril de 2016

20.05.1986 - Batalha nacional contra mosquito está começando

TERÇA-FEIRA ─ 20 DE MAIO DE 1986
 Noticiário Geral 

Batalha nacional contra mosquito está começando

A Superintendência de Controle de Endemias lança hoje campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela e da dengue. Antônio Guilherme Sousa, superintendente da Sucen, informou que será lançado um filme de 30 segundos, conscientizando a população para colaborar na eliminação dos focos do mosquito. Com a mesma finalidade, cinco milhões de panfletos serão distribuídos em postos de saúde e gasolina, bancos e escolas.

O Aedes aegypti é um mosquito rajado, de cor escura, com manchas brancas pelo corpo e pernas. Caracteriza-se por apresentar um desenho prateado em forma de lira nas costas. Tem hábito diurno ─ pica durante o dia ─ e prefere cantos escuros e sombrios. O mosquito vive em águas paradas em caixas, tanques, pneus velhos, latas, vidros, potes, vasos ornamentais, poças d'água ou qualquer recipiente onde se acumule água.

Amanhã, a Sucen divulga novo boletim semana a respeito do surgimento de novos casos de dengue, febre amarela e malária e acredita-se que os números deverão permanecer inalterados, agora, foram registrados três casos de febre amarela, com duas mortes ─ um motorista de caminhão, em Araçoiaba da Serra, e um pescador em São José do Rio Preto. Ambos contraíram a doença em Mato Grosso. Também foram identificados clínica e epidemiologicamente dez casos de dengue, todos "importados" do Rio de Janeiro.

Com relação ao sarampo, o diretor do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, Alexandre Vranjac, está recomendando que as mães levem seus filhos aos centros de saúde para serem vacinados contra a doença, que aumenta de incidência nesta época do ano. Devem ser vacinadas crianças de nove meses a cinco anos de idade ─ se foi vacinada antes dos nove meses a criança deve ser revacinada.

No Rio, 80 oficiais do Exército começaram a receber treinamento específico dos técnicos da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública para auxiliar no combate às larvas de mosquitos da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo. No dia 1º de junho, eles estarão dirigindo 1.800 homens do Exército ─ sargentos, cabos e soldados ─ no trabalho de aplicação de larvicidas nos depósitos de água das residências.

No próximo sábado, um milhão de alunos da rede pública de todo o Estado do Rio distribuirão oito milhões de folhetos e vão preencher questionários junto aos moradores de suas casas. Com essa campanha, o governo do Rio pretende aumentar o nível de educação sanitária da população e eliminar o maior número possível de focos de mosquitos.

BORRACHUDOS

A Prefeitura de Santo André quer acabar com o problema dos mosquitos "borrachudos" que causam grandes transtornos à população de Paranapiacaba, e ontem a Secretaria de Saúde do município iniciou a pulverização com o inseticida "Abate" nos mais de cem afluentes do rio Pardo e riachos do alto da serra, onde se proliferam as larvas do mosquito. Há um mês estão sendo abertas picadas na mata com o apoio técnico da Sucen, e o trabalho será repetido todos os dias durante este mês.

Marisa Uchiyama-29/4/86

A febre já matou 2 em SP

Gastroenterite mata 7 na BA

O secretário de Justiça da Bahia, Gabino Kruchewski, confirmou ontem em Salvador que sete crianças de zero a um ano de idade morreram nos últimos dez dias, em razão de um surto de gastroenterite infecciosa, no centro de recepção e triagem da Fundação de Assistência aos Menores do Estado da Bahia. Com essas sete mortes, subiu para 12 o número de óbitos na instituição só este ano. Mas, segundo o secretário, apenas nas últimas mortes aconteceram por gastroenterite. Kruchewski já mandou abrir inquérito para apurar responsabilidades.

O Estado de São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário