segunda-feira, 11 de abril de 2016

19.03.1971 - Terrorista é condenado à morte em conselho baiano

Edição Nacional
JORNAL DO BRASIL
Rio de Janeiro ─ Sexta-feira, 19 de março de 1971
Ano LXXX ─ N.º 293
Teodomiro dos Santos (em primeiro plano) foi condenado à morte; seu companheiro Paulo Pontes à prisão perpétua

Terrorista é condenado à morte em conselho baiano

Teodomiro Romeiro dos Santos, de 19 anos, foi ontem condenado à morte por um Conselho de Justiça Especial da Aeronáutica, que decidiu por unanimidade em Salvador, Bahia. Seu companheiro Paulo Pontes da Silva, de 26 anos, foi condenado, na mesma ocasião, à prisão perpétua.

Êles foram acusados de haver assassinado o agente secreto do CODI baiano Válder Xavier de Lima, em 27 de outubro do ano passado, quando surpreendidos num aparelho do PCBR, nas proximidades do dique de Itororó. Teodomiro foi o autor dos disparos e Paulo apenas assistiu à cena, sem alertar a vítima.

Teodomiro e Paulo foram defendidos pelo advogado de ofício da Auditoria de Salvador porque ─ segundo declarações de seus familiares ─ nenhum advogado baiano quis aceitar a causa. Seu defensor vai apelar ao Supremo Tribunal Militar. No julgamento ─ segundo reconheceu ─ fêz apenas "uma análise" do fato e do processo.

Ambos os acusados denunciaram terem sido maltratados na prisão. Teodomiro, contra o parecer do promotor, obteve permissão do Conselho de Justiça ─ nomeado pelo Ministro da Aeronáutica ─ para não assistir ao julgamento ─ preferindo aguardar o resultado na cela em que está prêso, na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. (P. 7)

Jornal do Brasil, sexta-feira, 19 de março de 1971

Nenhum comentário:

Postar um comentário