sexta-feira, 1 de abril de 2016

07.02.1975 - Falcão dá explicação sobre 27 pessoas desaparecidas

JORNAL DO BRASIL ◙ Sexta-feira, 7/2/75 ◙ 1.º Caderno

Falcão dá explicação sobre 27 pessoas desaparecidas

O Ministro da Justiça, Sr Armando Falcão, anunciou ontem, que, de uma lista de 27 pessoas desaparecidas ─ segundo denúncias de diversas procedências ─ sete estão em liberdade, seis foragidas, quatro com destino ignorado, outras quatro não têm registro, duas vivem na clandestinidade, uma foi banida, outra foi localizada e uma terceira, segundo transmissão de uma rádio gaúcha, está morta.

A nota vem atender, segundo o Ministro Armando Falcão, a apelos dirigidos às autoridades brasileiras quanto ao paradeiro dessas pessoas, em face de noticias divulgadas recentemente, inclusive no exterior.

A NOTA 

E' a seguinte a nota distribuída pelo Ministro Armando Falcão:

"O Ministério da Justiça, em face de noticias recentemente divulgadas pela imprensa, inclusive no estrangeiro, e de apelos dirigidos às autoridades para localização de pessoas apontadas como desaparecidas, na sua quase totalidade vinculadas à subversão, torna públicos, a respeito, os seguintes dados constantes dos registros dos órgãos de segurança e informações:

Cauby Alves de Castro — Filho Mariano Alves de Castro e de Leopoldina Ribeiro de Castro, nascido em 16 de agosto de 1928. Bancário aposentado. Militante comunista. Detido pelo DOPS/GB, em maio de 1968, participando de agitações de rua, foi posto em liberdade após prestar declarações, em 6 de maio de 1968. 

David Capistrano da Costa — Filho de José Capistrano da Costa e de Cristina de Araújo Cirila, nascido a 16 de novembro de 1913, no Ceará. Membro efetivo do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro — PCB — condenado pela Justiça. Foragido em Praga/Tcheco-Eslováquia, trabalhando na revista Revista Internacional, órgão de agitação do movimento comunista internacional. 

Eduardo Collier Filho — Filho de Eduardo Collier e Risoleta Meira Collier, nascido a 5 de dezembro de 1948, em Recife/PE. Militante da organização subversivo-terrorista Ação Popular Marxista-Leninista APML. E' procurado pelos órgãos de segurança e encontra-se na clandestinidade.

Fernando Augusto Fiuza de Melo — Filho de Bernardino Bastos Fiuza de Melo e de Orlandina Carneiro Fiuza de Me- nascido a 24 de abril de 1945, em Belém/PA. Militante do Partido Comunista do Brasil — PC do B. Foi preso por atividades subversivas, em 26 de abril de 1974, em Bacabal/MA, tendo sido posto em liberdade em 13 de novembro de 1974. Responde a processo na área do IV Exército.

Honestino Monteiro Guimarães ─ Filho de Benedito Monteiro Guimarães e de Maria Rosa Leite Monteiro, nascido em 28 de março de 1947, em Itaboraí/GO. Militante da Ação Popular, sendo um dos seus dirigentes e possuindo um vasto registro de atividades subversivas. Foi condenado pela Auditoria da 12a. CJM a dois anos de reclusão em 1972. Encontra-se foragido.

─ Humberto Albuquerque Camara Neto ─ Filho de Roberto Alves Camara e de Marilene de Sá Leitão Camara, nascido a 28 de maio de 1947, em Campina Grande/PB. Militante da Ação Popular Marxista Leninista — APLM. Integrante da direção do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário — PCBR. Encontra-se na clandestinidade.

— Issami Nakamura Okano ─ Filho de Hideo Okano e de Sadae Nakamura, nascido a 25 nov. 1945 em Cravinhos/SP. Militante da organização terrorista Vanguarda Armada Revolucionária Palmares — VAR Palmares. Condenado a dois anos de prisão pela 2a. CJM, em 1971. Encontra-se foragido.

— João Batista Rita Pereda ─ Filho de Graciliano Miguel Rita e Aracy Pereira Rita, nascido a 24 jun. 1948; em Braço Norte/SC. Foi banido em 13 jan. 1971 e viajou para o Chile em troca da libertação do Embaixador da Suíça, sequestrado por terroristas. A 12 dez. 73 seu nome foi citado pela Rádio Guaíba, de Porto Alegre, como sendo um dos quatro guerrilheiros mortos em combate contra forças militares na Bolívia.

— João Massena de Melo — Filho de Sebastião Massena de Melo e de Olímpia Melo Maciel, nascido a 16 ago. 1919 em Pernambuco. Membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro — PCB — atualmente cooptado pelo Comitê Estadual do PCB em São Paulo. Seu destino é ignorado.

— Joaquim Pires Cerveira — Filho de Marcelo Pires e Auricela Goulart Cerveira, nascido a 14 dez. 1923 em Santa Maria/RS. Chefe da Frente de Libertação Nacional ─ FLN, foi banido do território nacional em 15 jun. 1970 e viajou para a Argélia, em troca da libertação do Embaixador da Alemanha, sequestrado por grupos terroristas na Guanabara.

— Luiz Inácio Maranhão Filho ─ Filho de Luiz Inácio Maranhão e de Maria Salomé Carvalho Maranhão, nascido a 25 jan 1921 em Natal/RN. Em 1964, esteve em Cuba juntamente com Francisco Julião, a convite de Fidel Castro. Participou, ativamente, em 1967, de campanhas contra o Brasil no exterior, particularmente na França, conforme o jornal L'Humanité, de 23 de jan. 1967. Membro efetivo do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro — PCB. Encontra-se foragido e com mandado de prisão preventiva expedido, em 1971, pela 2a. Auditoria, da Marinha.

— Maria da Conceição Sarmento Coelho da Paz ─ Filha de Lídio de Barros Sarmento, nascida a 8 dez. 1920 em União dos Palmares/AL. Militante do grupo terrorista Ação Libertadora Nacional ─ ALN, a serviço do qual viajou para Cuba, onde realizou curso de guerrilha. Foi presa em 3 jun. 74, e encaminhada ao DOPS/SP, em 24 jun. 74, sendo liberada em 25 jul. 74.

─ Maria Margarida da Rocha Melo — Filha de Wilson Rodrigues da Rocha e de Elvira Shering da Rocha, nascida a 22 fev. 1945, em Belém/PA., esposa do subversivo Fernando Augusto Fiúza de Melo, militante dia PCB. Esteve presa, juntamente com o marido, por atividades subversivas. Libertada em 23 set. 1974, responde a processo na área do IV Exército.

— Maria Nilde Mascelani ─ Filha de Tito Pedro Mascelani e de Margarida Swoboda, nascida a 3 abril 1931, em São Paulo/SP. Demitida por atividades subversivas do curso de coordenadora geral do ensino vocacional em São Paulo/SP. Foi presa por ter sido indiciada em inquérito policial instaurado pelo DOPS/SP. Fol posta em liberdade em 20 março 74, pela 2a. Auditoria Militar.

— Messias de Araújo Pontes ─ Filho de Vicente Araújo Pontes e, Georgina Arruda Pontes, nascido a 18 abril 1947, em Fortaleza/CE. Militante da Ação Popular Marxista-Leninista do Brasil ─ APML do B, foi preso no Ceará no dia 3 jun. 74, estando em liberdade desde 18 set. 74.

— Paulo Israel Singer — Filho de Arthur Singer e de Carolina Singer, nascido a 24 mar 1932, na Áustria. Naturalizado brasileiro. Detido em São Paulo no dia 19 set. 1974, para averiguações, suspeito de ser elemento de ligação com o exterior do Movimento Comunista Internacional — MCI. Foi posto em liberdade no dia 24 setembro.

— Paulo Stuart Wright — Filho de Latham Ephrain Wright e Maggie Belli Wright, nascido a 2 jun. 1933, em Joaçaba/SC. Militante da Ação Popular Marxista-Leninista ─ APLM, com curso de guerrilha em Cuba e capacitação política na Academia Militar de Pequim/China. Condenado pela Justiça Militar, encontra-se foragido, existindo mandado de prisão expedido pela 1a. auditoria da 2a. CJM em 13 mar. 74.

— Paulo de Tarso Celestino da Silva ─ Filho de Pedro Celestino da Silva Filho e de Zuleika Borges Pereira Celestino, nascido a 26 de maio de 1944, em Morrinhos/GO. Militante da organização terrorista Ação Libertadora Nacional —ALN. Com curso de guerrilha em Cuba. Seu destino é ignorado.

— Rui Frazão Soares — Filho de Mário da Silva Soares e de Alice Frazão Soares, nascido no Maranhão. Elemento da Direção Nacional da associação terrorista Ação Popular Marxista-Leninista — APML e membro do seu Comitê Central, com curso de capacitação política da Academia Militar de Pequim/China. Seu destino é ignorado.

— Tomás Antônio da Silva Meireles Neto — Filho de Togo Meireles e de Maria Garcia Meireles, nascido a 1.° de julho de 1937 em Parintins/AM. Militante da Ação Libertadores Nacional — ALN, condenado pela 2a. Auditoria da Aeronáutica, em 1972 a três anos e seis meses de reclusão, tendo o STM reduzido sua pena para um ano de detenção. Posto em liberdade, seu destino é ignorado.

— Válter de Souza Ribeiro — Filho de Benedito Ribeiro e de Natalícia Alves Ribeiro, nascido a 24 de setembro de 1924 em Minas Gerais. Ex-oficial do Exército, expulso, por atividades subversivas, como indigno para o oficialato. Membro do Comitê Estadual do Partido Comunista Brasileiro ─ PCB, em São Paulo. Há um mandado de prisão expedido pela 2a. Auditoria da 2a. RM em 1970. Encontra-se foragido.

— Wilson Silva — Sem dados de qualificação. Redator do jornal comunista Voz Operária. Assinou artigos publicados nas edições de agosto e setembro de 1974, nos quais se refere a fatos transcorridos em maio e setembro e cita trechos de ar-

Jornal do Brasil, sexta-feira, 7 de fevereiro de 1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário