sábado, 2 de abril de 2016

18.08.1983 - Juiz alemão está muito desapontado

QUINTA-FEIRA — 18 DE AGOSTO DE 1983  
Cinofilia
Juiz alemão

está muito
desapontado


'I'm very disappointed' (Eu estou muito desapontado) foi o que declarou ontem à noite, a O Estado, o juiz e jornalista Christofer Habig, ao receber uma carta-ofício do presidente do Conselho de Árbitros da CBKC, Jayme Martinelli, na sede do Kenel Clube Paulista. Na carta, é esclarecido que "de acordo com o Código de Ética e Disciplina do Qudro Oficial de Árbitros da CBKC, capítulo 3, artº 5º, letra A, e art° 6º, letras N e O". o editor da revista Molosser Magazin "feriu" aquele Código, "estando impedido de julgar a raça Fila Brasileira, na I Exposição Geral Sulamericana do Jundiai Kenel Clube, filiada à Confederação do Brasil Kenel Clube/FCI, nos dias 20 e 21 de agosto de 1983." O sr. Habig dizendo ser este procedimento um "escândalo", informou que a atitude ora tomada contra sua pessoa, teria sido pelo fato de ter comparecido à mostra promovida pela Cafib, no dia 14 último em Campinas. Segundo o juiz, "a carta foi entregue como fato consumado, sem que tivesse direito a defesa".

'Há anos atrás
houve mistura
de cães fila'

Quando encerrávamos os trabalhos da presente edição, recebemos com exclusividade do juiz alemão Christofer Habig, a íntegra da carta assinada pelo sr. Eugênio Henrique Pereira de Lucena, presidente da CBKC, dirigida aos leitores da revista Molosser Magazin, editada na Alemanha, datada de 12 último, do seguinte teor:

"Gostaria de comunicar aos amantes da raça Fila Brasileiro, na Alemanha, e à CBKC, apesar de reconhecer que houve, há anos atrás, a mistura de cães de fila com outras raças no Brasil, que desde 1982, o signatário desta visitou os centros cinófilos no Brasil, onde a criação de filas é mais numerosa, ouvindo a opinião de abalizados criadores, suas críticas e sugestões. Como resultado dessa pesquisa, foi elaborado um novo padrão, muito mais rígido que o anterior e estabelecido, em caráter obrigatório, a verificação de ninhadas e o apto para reprodução após 12 meses. Esse novo padrão entrará em vigor a partir de 1/1/2984, após a realização de simpósios e palestras, para os nossos árbitros, visando, com essas medidas, conscientizar os juízes, no sentido de aplicá-lo corretamente. É interessante enfatizar que o novo padrão estabeleceu 13 pautas desqualificantes e os exemplares portadores das mesmas não poderão reproduzir nem frequentar exposições. Espera assim a CBKC, que doravante somente filas como todos desejamos, sejam agraciados com títulos promocionais, permitindo assim uma só tipagem da raça e contribuindo para acentuada melhoria pelo fila.

Em 1975, foi extinto pelo Conselho Federal o registro inicial no nosso País, sendo na ocasião voto vencido a opinião do signatário, por achar prematura a medida.

Como amamos o fila pelo seu caráter firme, a nobreza inerente à raça, esperamos que a sua imagem seja preservada no Exterior, através de uma propaganda construtiva para a raça. Os erros do passado devem ser esquecidos, já que um futuro promissor certamente acontecerá.

A todos os amantes dessa bela raça, as nossas saudações e os nossos votos de um grande aprimoramento e desenvolvimento na criação alemã."

O Estado de São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário