quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

13.02.2000 - Crimes reais, julgamento virtual



Crimes reais, julgamento virtual

Site de cartunista 
julga tenente que
atuou na ditadura 
_____________________________
RODRIGO MORAIS
Especial para o JB

Um tribunal virtual, implacável com criminosos políticos. Assim funciona o site Trial by Cartoon, idealizado pelo cartunista brasileiro Carlos Latuff. O site, que já realizou o julgamento do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, do Tio Sam, do governo da China e do presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic, volta agora suas baterias para um brasileiro.

O réu deste mês é o ex-tenente do Exército Marcelo Paixão de Araújo, acusado e condenado no site por "sérias violações aos direitos humanos, assédio, intimidação, maus-tratos e tortura contra, pelo menos, 22 cidadãos brasileiros, durante a ditadura militar". Paixão é apontado no site como o "Criminoso do mês" e foi indicado a Latuff pelo grupo Tortura Nunca Mais.

O ex-militar é mostrado — como outros personagens que figuram no site — com pés de bode e garras no lugar das unhas. De pé à beira de uma piscina de sangue, onde bóiam corpos humanos, Paixão tem atrás de si, no desenho, uma caveira com a farda do Exército, que lhe estende uma bandeira do Brasil transformada em toalha.

Latuff justifica a escolha: "É um cínico que cumprimenta as vítimas, assume o que fez e disse que faria tudo de novo". A entrada do ex-tenente no site é fruto da cobrança dos internautas. "Fui inquirido sobre o porquê da ausência de figuras da ditadura brasileira".


O ex-tenente Paixão, no site de Latuff: piscina de sangue 

Jornal do Brasil, 13 de fevereiro de 2000, página 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário