segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

07.02.1974 - Ford visitou sua fábrica em Taubaté



A TRIBUNA
XXII TAUBATÉ. QUINTA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO OE 1971

PREVISÃO DO TEMPO
Tempo bom, com alguma nebulosidade pela manhã. Temperatura estavel. Informa o serviço de meteorologia.

Diretor Presidente
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS
Diretor Responsavel DJALMA CASTRO
Administração, Redação e Oficina
R. Barão da Pedra Negra, 323 Tel 2.3176

Ford visitou sua fábrica em Taubaté 

Henry Ford esteve ontem nesta cidade. Ele veio conhecer as novas instalações da empresa, que em abril ou maio devera inaugurar o complexo de fundição e usinagem de peças.

Dirigentes da empresa nesta cidade apressaram-se em informar que não houve cerimonia de inauguração, mas tão somente um contato do empresárido norte-americano com os representantes da Ford na região.

Em sua comitiva viajou tombem o sr. Eugene O' Neli, presidente nacional da empresa.

A bordo do seu jato particular, Ford desceu no aeroporto de São José dos Campos, rumando em seguida, de automovel um Galaxie preto — para a fabrica que fica as margens da estrada Taubate-Quiririm. Chegou por volta das 10 horas e aqui permaneceu durante uma hora, quando percorreu as dependencias da industria que ainda este ano estará produzindo cerca de 250 mil motores anuais, alem de implementos destinados a linha de montagem Ford, tambem para exportação. 

PLANOS 

Ford foi recebido pelo prefeito e pelo vice prefeito Jose Roberto Monteiro no interior da fabrica, por medida de segurança e na oportunidade conhJeceu os planos de duplicação da estrada de acesso a empresa, cujo convenio será firmado entre a Prefeitura e o Departamento de Estradas de Rodagem, com a construção de trevos para atender tambem a Mecanica Pesada, pavimentação asfaltica da rua Irmãos Albernaz, ligando a cidade pela Vila Costa e a nova adutora de agua com tubulação de 10 polegadas, para abastecimento diario de 10 milhões de litros de agua.

Alem disso, o chefe do Executivo mostrou a Henry Ford, o plano municipal de construção de um anel viario que sairá da via Dutra prosseguindo pelo vale do Quiririm, cruzando com a atual estrada que será duplicada, encontrando-se com um terceiro trevo, de onde sairá a estrada federal ligando Taubaté ao Piracuama e dai até Campos do Jordão, terminando no Estado de Minas Gerais.

PRECAUÇÃO 

Todas as medidas de precaução foram tomadas pelos dirigentes da fabrica nesta cidade, visando garantir a presença de Henry Ford em Taubaté, ontem pela manhã.

Alem do seu jato particular, dois outros aviões acompanharam o presidente internacional da empresa, com sua comitiva e varios carros, com seus agentes de segurança estiveram postados ao longo da estrada que começa na Praça Félix Guisard, ate o trevo de Quiririm, na via Dutra. 

COQUETEL 

Depois de participar de um coquetel íntimo, Henry Ford voltou para São Paulo e hoje devera estar em Brasília, avistando-se com o Presidente Medici no Palacio Alvorada.

Ford está no Brasil desde o dia 4 ultimo e seu regresso para os Estados Unidos, ainda não foi confirmado. É possível que antes ele viaje para a Venezuela, visitando outra fabrica de sua empresa mundial. 

Câmara aprova hoje água para Volks

O Legislativo local reiniciou, na tarde de anteontem, suas atividades, após o período de recesso em que se encontrava, com a realização de uma sessão extraordinária, convocada com a finalidade de consideras Objeto de Deliberação o projeto de lei nº 76. de 1974, originaria do Poder Executivo.

Dispõe a proposição sobre a abertura de crédito especial na importância de Cr$ 500.000,00, a qual foi elevada para tara Cr$2.200.000,00, em virtude da mensagem aditiva, enviada posteriormente, a qual se destina a ocorrer às despesas da perfuração de poços artesiano, da construção de adutora no distrito de Quiririm, para atendimento da Volkswagen do Brasil S/A.

Às 14 horas o presidente Pedro Grandchamps abriu os trabalhos, os quais foram suspensos, logo após, a fim de que os representantes do povo, em reunião com o chefe do Executivo, presente à sede do Camara ouvisse suas, explicações no que tange à aplicação da importância solicitada, constante do credito especial e, bem assim, a urgência para a tramitação da proposição.

Encerrada a reunião, foram reiniciados os trabalhos, tendo os vereadores presentes, em sua totalidade, acolhido a solicitação, considerando a proposição Objeto de Deliberação, a qual, ao que tudo indica deverá entrar em 1ª discussão na primeira sessão ordinária, a realizar-se hoje com os pareceres das comissões competentes.

Com 90 vagas começa o Ginásio Industrial 

Este ano começa a funcionar o Ginasio Industrial com 90 vagas que poderão ser preenchidas ate o proximo dia 19 — disse ontem a reportagem o professor Carlos Sebe, diretor do mais novo estabelecimento de ensino profissionalizante de Taubaté.

Explicou que com o funcionamento do ginasio industrial o aluno automaticamente se desenvolverá nos demais niveis de ensino profissional, ingressando no Colegio Industrial e na Escola de Engenharia, sem necessidade de vestibulares.

ESTAGIOS
Os alunos j a partir do terceiro ano do ginasial poderão fazer estagios em industrias e empresas da cidade.

De acordo com e nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação em atendimento as necessidades do desenvolvimento industrial de Taubate, o ginasio vem preencher uma lacuna de vital importancia para preparação de mão-de-obra especializada.

ANUIDADE
A anuidade do Ginasio Industrial será de mil cruzeiros dividida em parcelas mensais. As inscrições já se encontram abertas aos interessados na Secretaria do Colegio da Escola de Engenharia de Taubaté.

ENSINO PRATICO
José Carlos Sebe explicou que o ensino a ser ministrado no novo ginasio é essencialmente tecnico, utilizando os equipamentos os que pertencem a Escola de Engenharia.

Ex-vereador deixa o MDB

Deixou ante-ontem o Movimento Democrático Brasileiro o ex-vereador Omar de Abreu Rangel, tendo encaminhado ao Juiz Eleitoral desta comarca o seu pedido de desligamento do partido.

Instado se pretendia disputar algum cargo público nas proximas eleições municipais Omar Rangel afirmou que acompanhará o ex-prefeito Guido Miné como assessor. Na ultima administração Omar Rangel foi presidente do Conselho Administrativo do SAAE.

Disse ainda que proximamente encaminhará o seu pedido de ingresso nas fileiras da ARENA.

NOVOS NOMES
Por outro lado, circulam rumores do ingresso de novos emedebistas na ARENA. Entre os nomes anunciados estão: Ary Kara José, Antonio Carlos Ribas Branco, Francisco Negrini, Lincon Carelli Barreto, José Carlos Mendes Miné, Ciro Pereira da Silva, além de outros.

AMB solidária com cardiologista 

O dr. José Arthur Lessa Presidente da Associação Paulista de Medicina-Secção Regional de Taubaté, recebeu do dr. Pedro Kassab. Presidente da Associação Médica Brasileira, o segui—nte oficio: "Agradecendo a correspondencia recebida, cumpre-nos informar a V. Sa. qie a Associação Médica Brasileira se acrescenta a unanimidade da Assembleia Geral Extraordinaria da Regional Taubate em irrestrita solidariedade ao colega dr. Italo Faria Pereira. Com a manifestação de nosso elevado apreço, reiteramo-nos a disposição de V. Sa. Atenciosos cumprimentos a) Pedro Kssab, Presidente".

Treze dias dentro de um poço retirado com vida morreu depois

Durante 13 dias Francisco Martimiano. um pintor de 37 anos de idade, permaneceu dentro de um poço, na rua 59, do Parque 3 Marias.

Segundo os bombeiros, que salvaram a vitima, o poço mede de 15 a 20 metros de profundidade e Francisco teria caido na cacimba, uma das muitas existentes naquele bairro, entre os dias 22 e 23 de Janeiro.

Maria Margarida Ferraz, mulher da vitima informou a policia sobre seu desaparecimento, mas como se tratava de um indivíduo aparentemente são, com a profissão de Pintor, jamais ela poderia pensar que estivesse confinado no interior de um poço seco.

Domingo os bombeiros foram chamados às 17 horas para retirar Francisco e o fizeram de tal modo que, embora exalando mau cheiro e com hematomas a altura do peito, foi transportado com vida para p Hospital Santa Isabel.

Ontem pela madrugada Francisco Maximiano morreu no Pronto Socorro do nosocomio da Avenida Granadeiro Guimarães.

O laudo do médico legista acusou como causa da morte caquexia, inanição, queda e permanencia em um poço.

Caquexia quer dizer estado de desnutrição profunda produzido por diversas formas.

CASADO 
Francisco Maximiano estava legalmente casado com Maria Margarida Ferraz, desde 29 de dezembro do ano passado, quando o sr. Joaquim de Morais Filho, oficial do cartorio do Registro Civil, promoveu ao casamento e legitimação de filhos a mais de 90 casais, numa cerimonia que teve lugar na Faculdade de Direito. A vítima deixou dois filhos menores e seu sepultamento ocorreu ontem, depois de ter sido o corpo liberado pelo Serviço Médico Legal da Delegacia de Policia.

ADVERTENCIA
Ontem a noite o Destacomento de Bombeiros distribuiu nota a imprensa, alertando os moradores do Parque 3 Marias sobre o perigo das cacimbas e poços abertos. Segundo os soldados do fogo, existem dezenas desses buracos abertos naquele bairro, oferecendo sérios perigos a crianças e mesmo adultos, que por ali transitam durante a noite.

DESFIGURADO
Angelo, da Empresa Funeraria São Benedito conta que Francisco estava quase que totalmente desfigurado. Era um homem de compleição física razoavelmente avantajara, mas ficou reduzido a pele e osso, quando salvo pelos bombeiros. Aguentou 13 dias no interior do poço quando foi retirado estava em posição decúbito dorsal, evidenciando seu definhamento mortal aos poucos.

Embora submetido a uma serie de tratamentos, com soro e vitamina, não resistiu, devido ao seu estado depauperado.

É a primeira vez que tal fato ocorre nesses ultimos anos, segundo informações do Pronto Socorro e dos bombeiros.

Diretor dos Museus do Estado hoje em Taubaté

Taubaté recebe hoje a visita de uma das mais destacadas figuras da intelectualidade paulista, o professor Vinicio Stein Campos. Respeitavel pela criação do Serviço de Museus Historicos da Secretaria de Cultura, Esporte se Turismo do Estado de São Paulo, o ilustre professor está orientando a Comissão Organizadora do Museu Didatico Estudantil, em nossa cidade. Alem de supervisionar o trabalho dos estudantes que estão implantando o MUDE, o Prof. Vinicio tem contribuido de todas as maneiras com a iniciativa, inclusive financeiramente.

Sua vinda a Taubaté no dia de hoje tem por objetivo um encontro mais prolongado com os jovens, bem como uma visita a sede do Museu que os mesmos estão implantando a rua Marques do Herval, 23.

Alem de dirigir o Serviço de Museus do Estado o prof. Vinicio Stein Campos é Secretario do Instituto Historico e Geografico de Santos, da Associação dos Cavaleiros de São Paulo, do Ateneu Paulista de Historia, do Centro de Ciencias Letras e Artes e da Academia Campinense de Letras, de Campinas. Autor da obra "Elementos de Museologia", em 14, volumes, é considerado a maior autoridade em Museologia em nosso País. Tem sob sua orientação mais de noventa Museus espalhados por todo o Estado de São Paulo muitos dos quais colocados entre os maiores do Brasil.

O Prof. Vinicio Stein Campos pretende que o Museu Didatico Estudantil integre a rede estadual de Museus, pois segundo ele "Os Museus municipais, mantidos por Prefeituras, extinguem-se com a mudança de Prefeito. O novo alcaide raramente preocupa-se com a manutenção da obra de seu antecessor e o Museu é a primeira vitima desta ideia. Isto tem ocorrido em todas as cidades que tiveram Museu Municipal, e por isso o Serviço de Museus Historicos precisa cuidar de anexar as instituições a sua rede de Museus".

Depois de vinte anos eles voltam ao cartaz 

A volta do casal mais famoso de radio teatro em São Paulo, é uma homenagem a Taubaté. Assim esclarece a nota informativa que acompanha a novela "Um homem na sombra", de autoria da escritora Ivani Ribeiro e que foi distribuida a cerca de 30 emissoras de radio do interior paulista.

É que os astros principais da novela são Lia de Aguiar e Cesar Monteclaro que na decida de 50 monopolizaram os meios artisticos de radio-teatro em São Paulo e no Brasil.

Ambos são desta cidade isto é, Lia de Aguiar é taubateana de nascimento, mas Cesar Monteclaro, embora nascido em Guaratinguetá, criou-se aqui e iniciou sua carreira artistica no radio local.

A novela, gravada nos estudios Visoaudi Comunicação e Publicidade, foi distribuida sob o patrocinio de uma industria de sabonetes e dentifricio a Radio Cacique nesta cidade e começou dia 4 ultimo. Tem mais de 150 capitulos devendo permanecer em cartaz, no horario nobre das 10 as 1,30 horas, durante tres meses.

Ao que apurou a reportagem, os meios artisticos taubateanos vão promover uma homenagem aos dois artistas taubateanos que voltam a gravar novela, depois de 20 anos, reunindo-os num jantar, promovido pela Prefeitura Municipal.

Lia de Aguiar atualmente está desligada das atividades artistica, mas será contratada pela televisão Tupi, canal 4 pois continua com a sua voz que a revelou como a "mocinha" de todas as estorias de amor.

Cesar Monteclaro é atualmente um dos diretores artisticos da estação de televisao do Sumaré e com mais de 30 anos de radio, é considerado uma das grandes autoridades no assunto.

Incendio: vereador quer reforma do Código de Obras

Taubaté - Preocupado com a extensão do sinistro do edifício Joelma da Capital, o vereador Moacir Freire, da Arena propoz ontem, atraves de requerimento aprovado na sessão da Camara Municipal a revisão do Codigo de Obras do municipio, "para que condições especiais de segurança contra incendio sejam estabelecidas, mesmo com risco de encarecimento dessas construções, pois vidas humanas não tem preço".

REQUERIMENTO

O requerimento do vereador, que é empresario ligado ao ramo de construções, temo seguinte texto:
"O infausto acontecimento do incendio havido a 1.o deste mes, em São Paulo, no Edificio Joelma, causando a morte de aproximadamente 180 pessoas e maior numero de feridos causou uma consternação geral.
Assim, consultada a Casa em regime de urgencia, dispensadas as formalidades de estilo, pedimos sejam tomadas as seguintes providencias:
1. Seja oficiado ao Senhor Presidente da Camara Municipal de São Paulo manifestando o pesar desta Camara e do povo taubateano que ela representa ao valoroso povo paulista pelo transe doloroso por que passou.
2. Apos o incendio havido em São Paulo no Edificio Andraus, há cerca de dois anos, que a todos traumatizou, não se poderia conceber que, passado tão curto espaço de tempo, uma outra tragedia viesse a ocorrer nas mesmas circunstancias e de proporções maiores. Tudo isso deve calar, profundamente, no espírito de todos nós, homens publicos, pois afinal, a segurança da população, em parte ou no seu todo direta ou indiretamente, repousa em nossa responsabilidade, como fazedores ou fiscais das leis sobre as quais se enquadram os serviços publicos e particulares, reguladores dos codigos de segurança, inclusive da construção civil e daqueles que residem ou trabalham em predios coletivos de grande porte. Pela leitura dos jornais e pelo noticiario da televisão, lemos e ouvimos, estarrecidos as mais variadas declarações a respeito. Temos a impressão que leis existem, mas não são cumpridas, ou elas precisam ser aperfeiçoadas urgentemente e não engavetadas, com estudos demorados etc. etc. A nossa cidade tem, atualmente, alguns poucos predios altos, mas, segundo se ouve dizer dentro de pouco tempo, varios edificios nessas condições serão construidos, e dentro desta decada, talvez algumas dezenas dele. Portanto, está em tempo de medidas especiais serem tomadas a respeito da sua segurança em caso de incendio para que amanhã não venhamos a lamentar a nossa omissão num problema de tal relevancia. Assim, propomos sem qualquer desmerecimento para a Comissão de Obras desta Casa, que a Camara toda se manifeste ao Senhor Prefeito Municipal solicitando uma revisão do Codigo de Obras no que diz respeito ao assunto, para que condições especiais de segurança contra incendio sejam estabelecidas, mesmo com risco de encarecimento dessas construções, pois vidas humanas não tem preço.
3. Que seja formulado um convite ao Senhor Comandante do Corpo de Bombeiros, marcando dia e hora, para fazer aos senhores vereadores um relato, o mais completo possivel, desse serviço de segurança, quais as necessidades reais dessa corporação, para que as medidas cabíveis, por parte desta Casa, sejam tomadas, para que não se diga no futuro que os senhores vereadores não se preocuparam, no seu devido tempo, com a segurança dos munícipes taubateanos.
Infelizmente, é numa hora desta que uma tragedia se abate sobre toma cidade do porte de São Paulo, é que um problema como este vem a tona com toda a sua intensidade: torna-se necessario conclamarmos não só as autoridades instituídas, como também aqueles a quem o problema afeta diretamente, para, num esforço comum, encontrarem-se soluções adequadas, a fim de que, dentro dos locais de trabalho ou de moradia, possamos estar em segurança." 

A TRIBUNA, Taubaté, quinta-feira, 7 de fevereiro de 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário