quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

15.07.1987 - Chuva provoca tragédia em Interlagos



Chuva provoca tragédia em Interlagos

Ricardo Bock observa seu carro, também envolvido no
acidente que vitimou Valdir Del Greco

Fatalidade ou irresponsabilidade dos organizadores, e mais especificamente do diretor da prova, Carlos Altivo Ribeiro Proença? Essa é questão que a Federação de Automobilismo de São Paulo terá que apurar o mais breve possível a respeito do acidente que tirou a vida ontem do piloto Valdir Del Greco, em Interlagos, durante a primeira volta da prova válida pela terceira etapa do Campeonato Paulista de Hot Cars. Apesar dos protestos da maioria dos pilotos, que temiam acidentes, o diretor da prova Carlos Altivo Ribeiro Proença decidiu autorizar a largada, não obstante o acidente que já havia acontecido na volta de apresentação, envolvendo quatro carros e na qual o piloto Gencarlo Mahieux, da Vídeo Norte-Rei-Good Sond, acabou destruindo completamente seu Opala.

Em virtude desse acidente, a largada foi retarda em 30 minutos. Mas apesar de as condições de visibilidade não serem ideais e da pista continuar encharcada, a largada foi autorizada. Os carros mal tinham atingido o retão quando o Voyage de Valdir Del Greco rodou, sendo atingido na lateral pelo carro de Carlos Col e, em seguida, na traseira, pelo Passat de Ricardo Bock. Del Greco foi retirado das ferragens de seu carro pelos bombeiros e encaminhado imediatamente para o Hospital Zona Sul, onde já chegou sem vida. Ricardo Bock nada sofreu, enquanto que Col ficou sob observação.

REVOLTA

Revoltados com o acidente, que para muitos era previsível devido às condições da pista (completamente alagada), os pilotos da Hot Cars ameaçam não mais correr em Interlagos, interrompendo assim o Campeonato, caso o diretor da prova, Carlos Proença, não se demita ou seja demitido.

Um dos mais exaltados depois do acidente era o piloto Neimer Helal, que queria até "ajustar contas" com o diretor da prova, sendo contido pelos companheiros: "O acidente com o Valdir poderia ter sido comigo. Foi muita irresponsabilidade autorizar esta largada". desabafava o piloto.

— Na hora da largada eu perguntei ao diretor da prova se ele sabia o que estava fazendo e ele me respondeu que eu estava ali para correr e não para contestar as atitudes dele. Dez carros bateram em uma volta e um companheiro nosso estava correndo perigo de vida. É muito fácil ficar de boné e com uma bandeira na mão, enquanto nós corremos numa pista inundada" — queixava-se também Roberto Simão Matta, um dos líderes dos pilotos de Hot Cars.

Em função de todos esses problemas, somente amanhã é que o Conselho Técnico Desportivo da Federação de Automobilismo de São Paulo vai decidir se esta etapa será realizada em outra data, se ela será simplesmente cancelada do calendário ou se valerá para fins de pontuação o seu "grid" de largada. De qualquer forma, a revolta entre os pilotos é muito grande e eles estão firmemente dispostos a interromper o Campeonato caso o diretor da prova não seja punido.

MARCAS

A única prova que chegou a ser realizada ontem em Interlagos foi a válida pela segunda etapa do Campeonato Paulista de Marcas, que teve somente uma bateria disputada — estavam programadas duas baterias. Na verdade, nem mesmo esta bateria chegou a ser completada, posto que estava programada para nove voltas e apenas sete delas foram cumpridas. A vitória ficou para a dupla Luiz Evandro "Aguia-Dedé Gomez", com um Escort da equipe Monroe, com o tempo de 23 minutos, 49 segundos e 73 centésimos. A dupla fez também a melhor volta da prova, em 3'43"67, a uma média horária de 122,762 quilômetros.

A segunda colocação ficou para o Passat 90 da equipe Líder Competições, com os pilotos José C. Theophilo-José E. Pereira. Em terceiro, Passat 39 de José L. Finardi-José C. Romano, da equipe Finardi; quarto, Fiat 26 de Carlos A. L. Aruchio-Jorge R. Ozorio da equipe Aruchio; e em quinto, Fiat 1 de Josephe Marinelli-Marco Calariolo, equipe RTW-Tutela. Esses resultados ainda deverão ser homologados pela Fasp, uma vez que apenas uma bateria, das duas programadas, foi disputada.

KART SENIOR

No último sábado foi realizado no Kartódromo de Interlagos mais uma etapa do Campeonato Paulista de Kart Senior, com provas para as categorias Senior 'A', Senior 'B' e Supersenior.

Na Senior 'B', a vitória coube a Marcio Morsa. (Equipe Morsa), com o tempo total de 19m27s73. Na Senior 'A', Waldemar dos Santos venceu para a equipe Rim Oleo de Soja, depois de 21m29s92. Na principal prova do dia, Eduardo Homen de Melo, da hamuche jeans-vuarnet, venceu de ponta a ponta, gastando 23m26s18 para receber a bandeirada de vitória. 

Diário Popular, segunda-feira, 15 de junho de 1987 

Nenhum comentário:

Postar um comentário