domingo, 20 de dezembro de 2015

28.11.1977 - Dantesco incêndio no Hotel Nacional



Dantesco incêndio no Hotel Nacional

Um incêndio de grandes proporções, no qual dois mortos já foram identificados, suspeitando-se da existência de outros entre os escombros, irrompeu ontem, por volta das 14 horas, no Centro de Convenções do Hotel Nacional, do Rio de Janeiro, onde estava sendo realizada uma Feira Internacional de Bebidas. O sinistro foi causado por curto-circuito na casa de máquinas, atingindo toda a infra-estrutura do hotel. Os participantes da Feira quase ficaram presos no local, porque a porta de emergência estava trancada e com os gritos de 30 pessoas foi serrada, por ali escapando os que se encontravam no interior do edifício, alguns já intoxicados pela fumaça. De acordo com informações de funcionários, o incêndio teve início depois de um grande estrondo. Na mesma hora, cerca de 60 pessoas, inclusive crianças, ensaiavam para formatura, em cerimônia que seria realizada às 17 horas, sendo esperados mais de dois mil convidados. Meia hora depois do princípio do fogo era grande o pânico no hotel. Os bombeiros chegaram 20 minutos depois, quando funcionários e hóspedes tentavam apagar as chamas, temerosos de que o prédio explodisse em razão dos inúmeros botijões de gás. Crises de nervos foram verificadas e um dos auxiliares conseguiu desligar o sistema de ar refrigerado, evitando uma tragédia maior. As primeiras informações dão conta de que vinte pessoas e mais um bombeiro foram socorridos no Hospital Miguel Couto.
(Página 11)

A torre do Hotel Nacional foi envolvida pelas chamas. As últimas informações davam conta de que elevava-se a oito o número de mortos, sendo identificados apenas Ubirajara Artur Sales, contínuo e Adalberto Barreto, auxiliar de serviços gerais. Os outros seis corpos, segundo a polícia, estão carbonizados e sem identificação. Nove bombeiros foram medicados no local.

VIRADA PORTUGUESA

Depois de sofrer um gol no início da segunda etapa, a Portuguesa soube como virar o jogo para derrotar o Ceará, ontem, no Pacaembu, por 2 a 1. No Recife, o Palmeiras bateu o Santa Cruz, terminando a etapa preliminar como vencedor e invicto. O Guarani venceu o Nacional em Campinas e as derrotas ficaram por conta do Santos e do Botafogo.
(ESPORTES)

Hoje em São Paulo

O TEMPO
São Paulo apresentará hoje tempo bom, ocasionalmente nublado, sujeito a pancadas e trovoadas esparsas no entardecer. A temperatura estará em elevação com ventos do quadrante norte a oeste de fracos a moderados. A máxima ontem foi de 31,3 e a mínima, 19,2.

ADONIRAM
Adoniram Barbosa e Geraldo Filme estarão por uma semana no Teatro Pinxinguinha, dando sequência ao seis e meia no SESC. Adoniram, conhecido compositor paulista do "Trem das onze", e Geraldo Filme, compositor de escola de samba, serão acompanhados pelo conjunto Talismã.

NOVO LEITO
Hoje o rio Tietê ganha um novo leito que se inicia na ponte da avenida Gabriela Mistral (divisa de São Paulo com Guarulhos). Este novo leito, com 300 metros de extensão, demorou um ano para ficar pronto e custou à Prefeitura 63 milhões de cruzeiros.

GUARULHOS
Das 8 às 18 horas será realizado um debate sobre a "Problemática do destino final do lixo em Guarulhos e cidades do mesmo porte", na cidade de Guarulhos. Os debates reunirão engenheiros, veterinários e sanitaristas. O local do encontro será a Biblioteca Municipal.

Diário Popular, São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1977

Nenhum comentário:

Postar um comentário